sábado, 2 de março de 2013

A origem antiga e incerta do sobrenome (Apellido)


A Wikipedia, a enciclopédia livre virtual, aponta as origens do sobrenome Cappai sendo do catalão-aragonês (a partir de Capay) e, posteriormente, da Dinastia sardo feudal Cappai de Baux, do Reino de Arbórea, no ano de 1320. Cappai é o sangue que corria nas veias de Eleanor de Arbórea, responsável pela famosa Promulgação da Carta de Logu da Sardenha.

Cappai é um sobrenome (Apellido) típico da Sardenha ocidental e Cagliari, de etimologia obscura e origens provavelmente espanhóis, encontramos este nome desde 1200, como uma das famílias nobres, quando João de Chiano Bas-Serra, o Rei de Arborea, um dos quatro estados em que se divide o Sardenha, se casa com a filha do banqueiro Vera Cappai. Sucederam o Conde Johanni Perra de Cappai e Bonifacio Cappai em 1667, este foi premiado com o título de Dom, cavaleiro hereditário e nobre da Sardenha.

O sobrenome é Cappai (Sardenha) poderia coincidir com o plural da família de uma palavra suposto toscana cappaio * capuzes = fabricante. - M. Pittau, Dicionário de Sobrenomes da Sardenha, 1, p. 174. 

CAPPAI é presença generalizada em Porto Torres, Capoterra e Nuraminis. Suas origens mais antigas é contada por um escritor de Macon, Zara, que sugere a origem hebraica , bíblica, "Gabai", da tribo de Benjamim (Que teria referência no livro de Esdras e Neemias).
GABBAJ - Antigo Testamento Neemias 11-8. Em hebraico significa tesoureiro. É um sobrenome comum entre os judeus.  (Documento Condaghe Bonarcado como Capai, Capay, Cappay. Sobrenome derivado desta capa (?) Capai, Gabba (?). 

Enfim, se o CAPPAI no sardo significa "fazedor de capas" e no hebraico "tesoureiro", há de convir que nos dois ofícios, demanda destreza, objetivos e instrumentos afins. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário