domingo, 21 de outubro de 2018

ENCONTRO ANUAL DA FAMÍLIA MARRA


Ocorreu entre os dias 19 e 21 de Outubro de 2018, o Encontro anual da Família Marra. O local deste ano foi novamente no aconchegante Hotel Fazenda Vale Verde, em Estiva (MG). Foram dias de Confraternização e reencontro com familiares, com descontraídos eventos para as gerações de "oriundis"; nos quais a musicalidade, declamações de poesias e troca de informações realimentou o espírito italiano de todos. Tenho participado desde 2013, quando iniciou este evento memorável da família de minha esposa Mara.

Gostaria muito que estes Encontros Anuais de Família fossem uma realidade também para a Família Cappai, mas me parece remota de acontecer, dada a condição de nossa rara descendência (são poucos os sardos que restaram da imigração tardia no país, sendo atualmente desconhecidos entre si), a migração desastrada pós guerra para outras regiões dos poucos remanescentes e a tímida e quase inexistente atividade dos "Circolos Sardos". Por ora, não existe uma entidade social que cadastre, reaviva e resgate a cultura dos sardos no país. Por isto convido por meio deste Blog, que comecemos a pensar num evento de aproximação. Num primeiro momento, através da rede social e de mensagens, a organização de informações e palestras (nas quais posso me apresentar como historiador e escritor sobre o tema, juntamente com outros "oriundis"), até que possamos começar nossos encontros anuais. Estejam onde estiverem, a Sardenha é nossa origem comum. E podemos fazer desta saudosa origem, um belíssimo reencontro de descendentes sardos...

O Encontro da Família Marra, onde participo como "agregado", tem sido um forte estímulo para que eu prossiga em minhas pesquisas. Semanas atrás viajei na ideia de montar um espaço aberto ao público, para divulgar e preservar a memória da imigração dos sardos. Agradeço muito a  família Marra, que me acolheu com o mais puro espírito italiano, alegre e fraternal. Estou grato a Deus e ao capricho da história, por este inestimável presente. Este espírito de união, cada vez mais raro, é com toda certeza a semente que deixaram além-mar e que continuará a frutificar aqui por muitas gerações.

Em homenagem ao Encontro, disponibilizo aqui as fotos dos painéis dos Encontros Anuais da Família Marra. Assim como fiz a árvore genealógica de minha Família Cappai, que já está disponível no site do "MY HERITAGE", irei auxiliar a Família Marra para que também disponibilize na rede social a sua árvore genealógica. É uma louvável ação para que os arquivos de família não se percam com o tempo e estejam sempre a disposição de outras famílias, agora e no futuro.







Moradia no "Timbó", perto de Careaçu (MG) no sul de Minas, onde os primeiros imigrantes da Família Marra iniciaram sua belíssima trajetória. 



5 comentários:

  1. Rapaz, eu também sou Marra e moro em BH!
    Mas não conheço essa família!
    Será que temos mais de um aportes de Marras na região?
    Acho que seria incrível contactar!

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe também é Marra. O pai dela é de Abadia dos Dourados. Essa família é imensa. Tem Marra por esse Brasil afora.

    ResponderExcluir
  3. Sou marra de Brasília
    Família veio de minas

    ResponderExcluir
  4. Meu avô era Marra, veio de Piracema-MG. Acho que podemos requerer cidadania Italiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Minha família tbm é Marra e veio de Piracema MG kkkkk

      Excluir