sexta-feira, 26 de outubro de 2018

CIDADANIA - "A lei da selva"


O título que dou a esta postagem é uma externação de minha indignação pelo ser humano e, com especial destaque para o jeito latino ou "jeitinho brasileiro", que sempre vê uma chance em tudo, de ganhar o "maledeto" dinheiro fácil às custas dos outros. Talvez, num ambiente mais amplo, esbarramos na corrupção política e no atraso do país em várias áreas, porque não se age com honestidade e respeito ao outro. Assim, ficamos todos reféns, nas mãos dos espertinhos. E, refém desta situação no meu processo de cidadania, não posso deixar de falar do problema que atinge a centenas de outros "oriundis" aflitos...

Depois de esperar QUATRO ANOS NA FILA, gastar na obtenção de todos os documentos, tradução e apostilamentos, chegamos ansiosos no agendamento da entrega dos mesmos no Consulado. O sistema de agendamento é "on line", direto no site do Consulado, onde se aguarda uma vaga. O dia estando "verde" no calendário, clica no dia em aberto e assim ocorre o agendamento. Simples assim?! Não é o que ocorre. Todos os dias estão ocupados e, segundo informações, o Consulado atualiza o sistema sempre à 24:01hs. Isto mesmo, conta este precioso segundo da virada. 

Você pode acreditar neste segundo, porque é neste segundo (APÓS QUATRO ANOS DE ESPERA) que estará sua esperança de se tornar oficialmente um italiano, mesmo que seu DNA seja 100% europeu. É neste precioso segundo que se aloja os oportunistas e o "jeitinho brasileiro". Ao invés de aguardar e clicar nesta vaga (liberada todos os dias no sistema, às 24:01hs) SOMENTE AQUELES QUE ESTÃO COM TODA SUA DOCUMENTAÇÃO PRONTA PARA SER ENTREGUE, entra em ação os "espertinhos" para segurar este precioso lugar na fila. Possivelmente, seguram a vaga, até quem não tenha interesse na cidadania, mas possa vender o lugar na fila. Assim a angustia dos honestos é a tônica deste momento, após correr tanto atrás de documentos. E pasmem!!! O valor da vaga que seguraram desonestamente, com certeza, é de quase R$ 3.000,00 (Três mil reais). Além da fraude no sistema, o valor é bem superior ao que o Consulado Italiano cobra para analisar os documentos, que é de 300 euros ou, em valores de hoje, R$ 1.252,71. E tem "consultores" ou "facilitadores" que oferecem este serviço na internet, conforme verão no "Print screen" da tela, a seguir. É por isto, que estou tão descrente deste país...

Da parte do Consulado Italiano, creio que não saibam da ocorrência destes fatos que são bem explanados em vídeos do Youtube ou em sites ditos "especializados". Por outro lado, o Consulado não responde emails e muito menos reclamações (Em sites como "Reclame aqui"), não se envolve nestas questões. Eu tive um acidente na lavanderia de casa em fevereiro, sofrendo um trauma no cóccix e tenho dificuldades para ficar assentado, principalmente em carro. Resido em Pouso Alegre, a 390 km do Consulado Italiano em BH, cerca de cinco horas de viagem. Enviei email pedindo orientações e não obtive nenhuma resposta. Este não é o problema, porque posso tomar analgésicos para amenizar a coccidínia e viajar parte do trajeto em pé no ônibus. Mas o problema principal é que não consigo agendar no Consulado a entrega dos documentos. Hoje é dia 26/10/2018 e meu prazo encerra em 31/10. Faz mais de mês que não consigo agendar e posso perder os quatro anos de espera na fila, assim como todo os gastos que tive com cartórios, traduções e apostilamentos. 

Por princípio de honestidade, que veio com meus ancestrais imigrantes e do berço, eu não pago para "facilitadores desonestos" qualquer quantia. A exploração dos imigrantes no passado se estende até os dias atuais. Se eu não tiver vaga nesta bendita agenda do Consulado, eu esperarei paciente por uma chance de ir pessoalmente na Sardenha para requerer minha cidadania. Que dure mais cinco ou dez anos, mas eu não compactuo ou fomento corrupção! Se eu não conseguir, vou cuidar de minha saúde e juntar recursos para ir a Villasalto, com as bençãos de seu Patrono, São Miguel Arcanjo. COSÌ SIA.


Um dos anúncios na internet, oferecendo vaga no agendamento do Consulado por elevado valor.

Interface do site do Consulado, apontando inexistência de vagas no momento da consulta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário