terça-feira, 19 de agosto de 2014

A descoberta de Salvatore Cappai...

Hoje, 18 de agosto de 2014, numa bela manhã de sol, fui a Providência, distrito de Leopoldina, na zona da mata mineira. Estava acompanhado de meu pai, João Capaz. Fomos até o Cartório de Providência e fomos atendidos pela prestimossa "Cotinha", a sra. Maria das Graças Gouveia, que consultou vários arquivos, livros antigos de 1890 até 1911. Foi uma casualidade encontrá-la, porque estávamos indo ao cemitério, quando pedimos informações a uma pessoa na janela de sua casa, próximo à igreja. Como uma benção, parecia que a "Cotinha" estava a nos esperar, tal a cooperação que nos valeu.

A atenção da funcionária do Cartório foi tão grande que chegamos a encontrar um registro incrível, os parentes que o tempo nos ocultou, que moram no Estado de Espírito Santo, fizeram uma retificação na Certidão de Casamento do Salvatore Cappai em 2005. Salvatore é irmão do meu avô, que veio para o Brasil junto com meus bisavós. Em 1917, quando meu avô casou em Leopoldina, meu bisavô Giuseppe já morava no Espírito Santo, numa cidade que ainda desconheço o nome, juntamente com três filhos, entre eles o "Salvador Capaz", com a retificação, Salvatore Cappai.

Também descobrimos nos velhos documentos que meu tio Antônio, filho de Raffaele Cappai, meu avô, registrou sua filha Rita em Providência. Após tirar fotos dos documentos, pedi para gerar as Certidões, que irão auxiliar muito na árvore genealógica da família. A Rita Luzia é filha de Antonio e Maria Aparecida, pais de Jefferson e Gustavo. É irmã de Maria Capaz, que está em Vitória (ES) e do Jorge Capaz, em Leopoldina (MG). Esta ultima informação só foi possivel através da Internet, no Facebook, uma ferramenta e tanto para quem busca parentes distantes.

Depois do Cartório, fui ansioso no Cemitério de Providência buscar a localização do túmulo de minha bisavó, Maria Annica Gessa. O pequeno cemitério fica no final da única rua do Distrito de Providência (MG), tendo como três divisas mato e defronte uma rua e o antigo trilho da rede ferroviária. Olhamos cada túmulo do pequeno cemitério, de forma que em pouco mais de 40 minutos, já havia olhado todos. Boa parte dos túmulos mais antigos do cemitério estão sem identificação e carcomidos pelo tempo. Assim, teremos que estudar no Cartório de Leopoldina, ao qual está subordinado o distrito, a Certidão de Óbito de minha bisavó. A referência de sua morte está na Certidão de Casamento de meu avô, Raffaele Cappai, que aponta o ano provável de 1912 e o cemitério de Providência. Encontrar o local onde estão enterrados meus bisavós é muito importante, porque afinal a vida de toda minha família se deve a este casal que atravessou o mar em 1897. Sem eles, nada existiria para nós...

Nos levantamentos que fiz no Estado de Espírito Santo, rastreando a família com sobrenome Capaz, que no italiano lê-se Cappai, passei por cidades como Nova Venécia, Castelo, Muqui, Alegre, Cachoeiro do Itapemerim, Vitória, Linhares, Vila Pavão e Vila Valério. Conversei an passant apenas com o Salvador Capaz Neto, que no momento aguardo informações. É primo do Salvador Capaz, residente em Vitória. Decerto serão parentes diretos, por parte do irmão de meu avô Raffaele Cappai. Aguardamos ansiosamente para descobrir mais informações nestas localidades. Tenho uma intuição que meu avô Giuseppe Cappai, conhecido no Brasil como José Capaz, esteja enterrado em Nova Venécia ou Castelo. Pretendo fazer uma expedição no Estado (ES) em breve, para conhecer a serra Capixaba. O tempo irá esclarecer minhas dúvidas.

Na saída por São Lourenço, distrito próximo a Providência, tive a oportunidade de bater uma foto do meu pai em frente ao casarão que pertencia a meu avô Raffaele Cappai, em 1934. Meu pai nasceu neste casarão. Encontrar a construção quase intacta, trouxe esperanças de que irei encontrar mais informações da família, que estou no caminho certo...


Retificação no registro da Certidão de Casamento de Salvatore Cappai, irmão de meu avô Raffaele Cappai, no distrito de Providência, município de Leopoldina, MG.


Não raro, os livros antigos nos cartórios, prefeituras e cemitérios estão carcomidos pelo tempo, devorados por traças e cupins. Há informações que o Governo de Minas Gerais tem projetos para digitalizar todos os documentos históricos nos cartórios mineiros. Rezamos para que isto ocorra antes da voracidade do tempo, a bem das famílias que buscam zelar por suas histórias...



Meu pai, João Capaz, frente à antiga casa de meu avô sardo Raffaele Cappai. Neste casarão, meu pai nasceu em 1934, em São Lourenço, município de Leopoldina, MG. Esta região recebeu muitos italianos na grande imigração, para a mão de obra cafeeira.


7 comentários:

  1. Bonjour
    Je suis contente de voir une photo de mon grand cousin au deuxième degré.
    Maria Annica Gessa doit être la soeur de ma grand mère Massima Gessa.
    Mes arrières grands parents sont Raimondo Gessa et Barbara Congiu de Sardaigne Villasalto.
    Toutes mes salutations Claudine Cinus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rectification Internet a écrit la maîtresse au lieu de la soeur

      Excluir
  2. Rectification internet a mis grand mère c’est arrière grand mère
    Et à rectifier aussi arrières grands parents c’est arrières arrières grands parents

    ResponderExcluir
  3. MEU BISAVO SE CHAMAVA SALVATORE CAPAZ CASADO COM HERCILIA PEDRINA SOU NETA DE RAPHAEL CAPAZ.

    ResponderExcluir
  4. Sou neta de Francisco Capaz, que é filho de Salvador Capaz e Hercília Pedrini.

    ResponderExcluir
  5. Olá, boa tarde!
    Meu nome é Vinícius, e meu Trisavô se chamava Salvador Cappai. Ele veio da região de Borore, provincia de Nuoro na ilha de Sardenha. Alguma chance de estarmos falando do mesmo Salvador Cappai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você buscar por "Salvador Cappai" não conseguirá avançar muito. O nome é em italiano, retifica-se por tanto para Salvatore Cappai. Esses apresentados aqui são de outro ramo dos Cappai de Nuoro. Há inúmeros nomes de "Salvatore Cappai" que será necessária muita pesquisa bastante aprofundada para descobrir os antepassados corretamente.

      Excluir