domingo, 2 de fevereiro de 2020

A GENEALOGIA DOS MEUS ANCESTRAIS SARDOS



Por erro ou opção, a família CAPPAI passa a adotar no início da década de 1910 o sobrenome CAPAZ. Nos documentos históricos e das famílias, ora surge um ou outro sobrenome correto nos imigrantes, mas na primeira geração de descendentes nascidos no Brasil, definitivamente assumem o sobrenome CAPAZ. E isto ocorreu nos Estados de MG, RJ e ES. A imigração trouxe marcas profundas na família, que estão melhor descritas no livro “A ILHA QUE ATRAVESSOU O MAR”, deste autor, e está disponível gratuitamente neste Blog.

Minha família Cappai tem origem em Villasalto, no sul da Sardenha, região de Cagliari. Uma pequena cidade na montanha com 1.351 habitantes, que tem como origens históricas uma vila feudal. A família Cappai possuía este feudo, que cobria as terras de Villasalto/Muravera. E a genealogia sarda registra o sobrenome Cappai no ano de 1255 nesta pequena vila feudal e, mais tarde, o título de nobreza da família, intitulado “Cavaleiro hereditário e nobre sardo” no ano de 1667.

Repasso aos meus leitores as últimas pesquisas, a relação dos nossos antepassados e dos que chegaram na zona da mata mineira, Brasil, no ano de 1897, pela hospedaria Horta Barbosa de Juiz de Fora – MG, que trabalharam inicialmente em propriedades na região de Leopoldina/MG. São eles:

ANTÔNIO CAPPAI
Meu trisavô paterno nasceu por volta de 1829. Morreu em 28 de outubro de 1883. Casou com MARIANNA AGUS, nascida e falecida em datas desconhecidas. Tiveram três filhos: MARIANNA, SALVATORE FRANCESCO e GIUSEPPE. Viveram e faleceram em Villasalto, Sardenha. Ainda não tenho registro de quem seriam os pais de Antônio Cappai, meus tetravós paternos. Giuseppe Cappai é meu bisavô, filho de Antonio, que veio para o Brasil em 1897, trazendo a esposa e seis filhos pequenos.

RAIMONDO GESSA
Meu trisavô materno nasceu por volta de 1815 em Villasalto, Cagliari, Ilha da Sardenha. Faleceu em Villasalto em 21/06/1875. Filho de LUIGI GESSA e ROSA CAPPAI, meus tetravós ou “tataravós” maternos. Casou com BÁRBARA CONGIU (1829 - 14/10/1899), filha de GIOVANNI CONGIU e MARIA CAPPAI, meus tetravós ou “tataravós” maternos. Tiveram duas filhas: MASSIMA GESSA (1860-1917) e MARIA ANNICA GESSA (1852-1912), esta última é minha bisavó materna.


GIUSEPPE CAPPAI
Meu bisavô nasceu em 1º de junho de 1852, em Villasalto, Cagliari, Ilha da Sardenha. Filho de Antônio Cappai e Marianna Agus. Há registros que acrescentam “Michele” ou “Agus” no sobrenome, mas na Certidão de Casamento não consta. Casou em 29 de Dezembro de 1883, 6:40hs, com MARIA ANNICA GESSA (1852 – 1912). Tiveram seis filhos: ANTÔNIO, MARIA, SALVATORE, FILOMENA, DANIELE e RAFFAELE. Este último é o caçula da família e meu “nonno”. Imigrou para Leopoldina, MG, Brasil em 28 de junho de 1897, com 45 anos. Migrou com três dos filhos para o Espírito Santo, Brasil, em 1913. Foi enterrado em local, até agora desconhecido. Conforme apurado no Livro da Hospedaria Horta Barbosa JF (Arquivo Público MineiroAPM), Livro AS-920, Pág.:145.


MARIA ANNICA GESSA
Minha bisavó nasceu em 6 de Abril de 1862, em Villasalto, Cagliari, Ilha da Sardenha. Filha de Raimondo e Bárbara. Casou em 29 de dezembro de 1883, 6:40hs, com GIUSEPPE CAPPAI. Tiveram seis filhos: ANTÔNIO, MARIA, SALVATORE, FILOMENA, DANIELE e RAFFAELE. Imigrou para Leopoldina, MG, Brasil em 28 de junho de 1897, com 35 anos. Faleceu em 1912, com 49 anos, e foi enterrada em Providência, MG, Brasil. Conforme apurado no Livro da Hospedaria Horta Barbosa JF (Arquivo Público Mineiro – APM), Livro AS-920, Pág.:145.

O casal de sardos Giuseppe Cappai e Maria Annica Gessa deu entrada na Hospedaria Horta Barbosa no dia 28 de junho de 1897, acompanhado de seis filhos. Saíram no dia 4 de julho de 1897 para trabalhar na Fazenda Bela Vista, de propriedade do cafeicultor Antonio Belizandro dos Reis Meireles, localizada no então distrito de Rio Pardo, hoje município de Argirita, zona da Mata Mineira. Entre os filhos, estava meu nonno Raffaele Cappai.

Meu pai, João Capaz de Oliveira, filho de Raffaele Cappai, tinha o apelido de "Tonico", em homenagem a seu bisavô sardo, pai de Giuseppe, que ficou na Sardenha. 


Foto recuperada, de meu bisavô sardo, Giuseppe Cappai. Imigrante e não naturalizado, 
enterrado em algum município do Espírito Santo.

Foto de meu avô sardo, Raffaele Cappai. Imigrante e não naturalizado, 
enterrado em Leopoldina, MG.

Foto de meu pai, João Capaz de Oliveira, primeira geração de descendentes sardos no Brasil. Enterrado em Leopoldina, MG.


O Autor da obra "A ILHA QUE ATRAVESSOU O MAR", José Capaz Dutra Cappai, agradece a todas as visitas em seu Blog e aos incentivos à pesquisa genealógica. Grazie mille a tutti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário