domingo, 2 de fevereiro de 2020

UM NAVIO DE IMIGRANTES COM ENIGMÁTICA HISTÓRIA.


"A chegada do vapor Equitá está registrada na edição do jornal “Diário Oficial – Minas Geraes”, de 29 de Junho de 1897, terça-feira, entre os passageiros estavam meus ancestrais sardos, com os seguintes dizeres: “IMMIGRAÇÃO: Segundo communicação telegráphica da agencia fiscal do Rio de Janeiro, a 27 do corrente, chegou áquele porto o vapor “Equitá” trazendo 443 immigrantes para este Estado, os quaes no mesmo dia vieram para a hospedaria de Juiz de Fóra”.

Deste navio Equitá eu localizei apenas dois registros de viagens com emigrantes para Minas Gerais, entre os anos de 1894 a 1901. Este vapor, com peso de 3.369 toneladas, com 100 metros de comprimento e 13 de largura, foi construído em 1885 pela empresa inglesa Palmers Cia Ltda. “Possuia uma máquina a vapor de expansão tripla, uma única hélice, uma chaminé e dois mastros, atingindo 12 nós de velocidade. Foi lançado com o nome Knight of St. John e tornou-se Equitá em 1902, sendo usado na rota Genova-Nápoles-Nova Iorque. Em 1908 foi nomeado Chile e em 1912 passou para Lloyd of Pacific Line. Foi minado e afundado no canal de Cerico, na Grécia, em 26 de Outubro de 1921.” Nos registros da Hemeroteca Digital brasileira, da Fundação Biblioteca Nacional, constatei que a embarcação mantinha frequente publicidade no jornal “Correio de Minas” de Juiz de Fora, no período de 1894 a 1904, por 24 edições deste jornal. Esta publicidade atingia todas as províncias produtoras de café. As informações sobre a embarcação são poucas e imprecisas, deixando incerto se foi afundada intencionalmente ou se chocou com uma mina. Os registros históricos apontam também que o nome Equitá já era usado desde 1897. A foto mais expressiva de um navio com emigrantes, próxima ao ano de entrada do bisnonno Giuseppe Cappai no Brasil é de dez anos após, desembarcando em 1907 no Porto de Santos (SP). Dá para se ter ideia do tamanho da empreitada e do peso de tantos sonhos, navegando pelo Atlântico."

TRECHO DO LIVRO  "A ilha que atravessou o mar", disponível gratuitamente em PDF neste Blog.

Foto do návio Equitá, que trouxe meus ancestrais sardos para Minas Gerais.


6 comentários:

  1. Olá ! Meu nome é Cíntia ,sou bisneta do Salvador Capai e de Anna Benedito Benedetti. Minha mãe é neta deles, filha de Rubens Capai. Moramos no interior do estado de São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, buenas.. Gracias, es importante saber sobre el linaje y estirpe familiar... Soy Capay Rodrigo nieto de José Capay, el mismo cambio el apellido Cappai, sus hermanos son Cappai...

      Excluir
  2. Obrigado pela história e pela foto ...
    Meus bisas chegaram em Santos em 1/11/1901 nesse navio ...

    ResponderExcluir
  3. Meu bisavô veio nesse navio da Itália. Chegaram em 25/01/1902. Essa viajem saiu de Gênova (22/12/1901) com uma lista de passageiros e passou em Nápoles para pegar mais passageiros (e meu bisavô) e vieram para Santos.

    ResponderExcluir
  4. O Equitá também trouxe meu avô Giovanni Borgna (Bórnia) com apenas 01 ano de idade. Ele desembarcou em 1897 em Santos.

    ResponderExcluir