sexta-feira, 24 de junho de 2016

A genealogia da Família "DUTRA"

Tenho também a genealogia dos "DUTRA", por parte de minha mãe genética Maria José Dutra Capaz, a qual perdi quando tinha três anos de idade. Ela faleceu com 24 anos, em 29/08/1967. Meus avós, por parte da mãe, são Aureliano Dutra Nicácio e Maria Vieira de Carvalho. São naturais de Leopoldina, Zona da Mata, Minas Gerais.

E como eu gosto de história e genealogia, temperada com minha formação acadêmica (jornalismo), coloco aqui no Blog, um pouco da história da Família Dutra, suas origens nas ilhas dos Açores, Ilha Faial, Portugal. Também sua recente trajetória na história da colonização do Brasil, com alguns personagens na história política de Minas e do Brasil. Antes da ocupação das Ilhas Faial, as origens mais antigas do DUTRA estão na antiga Holanda. Aponto também detalhes do Brasão da Família Dutra, num painel que montei para que os representantes da família guardem como lembrança.

Para registro, deixo as poucas fotos que tenho de meus avós e de minha mãe, minhas únicas lembranças de um passado distante. Em meu livro "A ilha de Atravessou o Mar", o qual pretendo publicar em breve, nomeio minhas origens como "GENÉTICA DAS DUAS ILHAS", porque por parte de meu avô, linha paterna, tenho origem na Ilha da Sardenha (Itália) e, pela linha materna, a Ilha Faial (Portugal). Não é à toa, que tenho meu Caiaque, gosto de navegar e pescar. Adoro peixes e, por pouco, quando formei em Agropecuária, não optei pela Engenharia de Pesca. Fiz bem em não ter buscado este caminho, porque tenho uma família maravilhosa hoje, casado com a Mara e com duas filhas muito amáveis e estudiosas, a Gizelle e a Giovanna. Por mais que planeje ou mesmo desencante com os rumos da história pessoal, a vida tem sempre a "cereja sobre o bolo", algo que nos encanta e estimula a prosseguir.

Agradeço minhas origens. Tenho orgulho de minhas raízes. Por tudo que sou hoje e pelas informações que me encantam no estudo de minha história, agradeço a Deus por tê-las encontrado. Estou completo no meu encontro, feliz e encantado pela história, mais ciente de minhas responsabilidades e mais humano, porque passei a compreender o sentido profundo de "ser família". Apesar de toda distância temporal e espacial, a família está impregnada em nossa alma, coração, lembranças e gestos. Está gravado além do DNA Mitocondrial, está na minha forma de ser e de estar, na minha presença. E, por tudo isto, estou mais consciente hoje. Quando se estuda a genealogia, entendemos nossa pequena e importante contribuição na árvore da vida, além do "Albero genealógico", porque semeamos parte de nós, de nossa família, para tornar o mundo melhor. E conhecer a nossa história é conhecer a informação hereditária e genética que, somada ao ambiente e nossa percepção de mundo, pode tornar este mundo melhor. É valorizar o núcleo famíliar, porquanto semente de uma grande espiritualidade que se forma, a partir de nossa contribuição, é colaborar efetivamente com a universal "arvore da vida". O estudo da genealogia, neste ponto do conhecimento e da percepção da espiritualidade, a meu ver, deveria ser disciplina essencial nas escolas. É o cimento que une pessoas, valoriza e respeita o outro, cria uma nação baseada na família. Em muitos países do velho mundo já atinaram para esta importante missão. De que adianta estudar a história das civilizações e do seu país, se não conhece a sua própria história familiar? Este é o ponto...

E aqui vai uma primeira pitada da genealogia dos "DUTRA".


Brasão da Família DUTRA e o histórico do sobrenome.



    
Meu avô Aureliano Dutra Nicácio e minha avó Maria Vieira de Carvalho, ambos falecidos em Leopoldina - MG


Minha mãe com meu irmão no colo (João Batista Dutra Capaz) e eu estava em gestação. Esta foto possivelmente tenha sido tirada em Ubá - MG.

PESQUISA:  José Capaz Dutra Cappai, jornalista (Univás/PA), especializado em Historiografia.



59 comentários:

  1. Adorei ler sobre os Dutras, me chamo Nathalia Dutra dos Santos, minha mãe da parte Dutra, também faleceu quando eu tinha 3 anos.
    Sempre me interessei em ler sobre meu passo e de onde se originou !
    Obrigado pelo Ótimo artigo!

    ResponderExcluir
  2. Também sou Dutra, nascida em Guapé MG mas moro no Rio Grande do Sul há muito tempo

    ResponderExcluir
  3. Sou Dutra e tenho muito orgulho por pertencer essa família.

    ResponderExcluir
  4. Milene Dutra neta de benedito Dutra falecimento precocemente em meados de 1940 em Minas gerais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Avo Tbem Benedito Angelo Dutra nasceu em Divinolandia divisa c Minas Pocos de caldas

      Excluir
  5. Eusou um de seus descendentes e com muito orgulho Marcelo Dutra de Oliveira morador de Campo Grande MS

    ResponderExcluir
  6. Nelci dutra filha de avelino dutra meu avô era virgilio dutra em lagoa vermelha rgdo sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Sou dutra também bisneto de Pedro dutra irmão do Virgílio

      Excluir
  7. Eu. Orgulho. De . Ser. Alair . Ângelo . Dutra. Moro. Tabatinga . São. Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Alair meu avo materno se chamava Benedito Angelo Dutra

      Excluir
    2. Tb sou da família Dutra do brasil

      Excluir
  8. Eu sou Maria da Gloria Dutra filha. De jose Henriqes .De Bh MG e .Gostaria muito de ter contatos pessoas dessas. Familias tem um Brasao. Beijosss obrigada...

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Joaquim Silva dutra
    Só dá Bahia neto de Ana Mendes dutra e Francisco dutra

    ResponderExcluir
  10. Minha família é muito antiga
    Provavelmente meus bisavó tatara avós viveiro nos anos de 800 eu não tenho muita informação
    Me ajudem oum da uma opinião por favor meu nome é Joaquim Silva dutra nasce na bahia

    ResponderExcluir
  11. Não conheci a família Dutra de meu pai, mas me apaixonei pela história e cheguei ate aqui nas minhas pesquisas. Cidades de Campanha e Lambari/MG. JOAQUIM DOS REIS DUTRA (AVÔ ) ANA DE OLIVEIRA DUTRA (AVÓ, FAMÍLIA LOBO) Vieram de Minas Gerais para Aparecida/SP.

    MANOEL LOBO DUTRA ( MEU PAI)



    Joaquim dos Reis Dutra meu avô, nascido em 06/01/1896, filho de Antonio Dutra de Macedo e Maria José de Oliveira (acredito que meus bisavós devam ter nascidos em meados de 1873)

    ResponderExcluir
  12. Autemar da Silva Dutra filho de Alcides Dutra filho e neto do Alcides Dutra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu avô chamava amir Dutra pai dele chamava Alcebíades meu nome Adriano Dutra acho que somos bem próximo

      Excluir
    2. Meu Nome é Anderson Dutra, Filho de Joel Dutra , não sei qual era o nome dos meus avos.

      Excluir
    3. Nem sabia que eu tinha filho kkk, Meu nome é Joel Dutra filho de Mirian Dutra da Silva e Neto e Edmundo Dutra da Silva, um dos primeiros Dutra no Brasil

      Excluir
  13. Tenho muito orgulho de pertencer a família Dutra
    Meu avô se chamava João Batista Dutra e meu pai Filogonio Batista Dutra
    Abraço grande a todos da família Dutra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou da família Dutra e minha bisavó assinava Batista Dutra. Somos de Silvânia/Go, mas os Dutra de minha família chegaram aqui vindos de Pilar de Goiás. Vcs são de onde?

      Excluir
  14. Algum Dutra por aqui, de Desterro do Melo (Barbacena/Mg) ?
    Sou Miriam Dutra, filha de Joao Ferreira Dutra, neta de Francisco das Chagas Ferreira Dutra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Jorge da silua Gonçalves, filho de Maria dutra da silva,minha mãe já falecida ela sempre falava sobre sua familia que eram de miracema MG.

      Excluir
    2. Tem algum dutra da cidade de itabirito mg

      Excluir
  15. Me chamo Ana Luísa. Sou bisneta de Pedro Dutra e Flávia dutra de Cataguases

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também sou Flávia Dutra. Sei que há uma escola com esse nome em Cataguases e fiquei curiosa para saber quem foi minhá xará. Será que somos parentes? Meus bisavós são de Piau e Tabuleiro. Nosso Dutra teve origem na Ilha dos Açores.

      Excluir
    2. Sou José Candido neto Martins Dutra bisneto de Atonio Dutra neto de José Alves Dutra Em Mirador Morador Ma

      Excluir
  16. Minha bisavó teonilia Dutra Nicácio ! Materna

    ResponderExcluir
  17. Fui Dutra por parte de pai. Antônio Dutra, filho de Rosa Lessa e Delgidio Dutra (talvez Dutra filho). Moramos em Florianópolis porém meu avô tinha raízes em Santos.

    ResponderExcluir
  18. Tem algum dutra da cidade de sarzedo mg

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é Amauri José dutra meu pai Maises Ferreira dutra curitiba pr!!

    ResponderExcluir
  20. Minha avó se chamava Durvalina Dutra dos Santos da cidade de Maetinga. Algum Santos ou Dutra de Maetinga. meu e-mail: acesar5555@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. completando meu comentário anterior... meu avo se chamava Hugulino da Silva Costa, também da cidade de Maetinga. Minha avó, como disse no último comentário, chamava-se Durvalina Dutra dos Santos. Ambos da cidade de Maetinga, estado da Bahia. Alguém dessas famílias? acesar5555@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá José, que bom ler seu texto. Somos primos! Sou sobrinha-neta do Aureliano Dutra Nicácio. Minha avó era Judith Dutra Nicácio Rocha. São ótimas lembranças de família! daniela.werneck@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Bom dia! Jose Carlos. Sou seu Primo Serginho, filho da Judith. Saudades sua e dos seus irmãos ... Meu zap 32 988688936 me adiciona. Colocaremos os papos em dia. Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia! Jose Carlos. Sou seu Primo Serginho, filho da Judith. Saudades sua e dos seus irmãos ... Meu zap 32 988688936 me adiciona. Colocaremos os papos em dia. Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Olá, estou buscando pela família de meu bisavô Antônio Inácio Dutra, nascido em São Paulo e casou com Emília de Macedo, nascida no Rio de Janeiro.
    Na minha família, conta-se que eles se conheceram no navio; ele trabalhava em navio mercante. E meu avô Sebastião Dutra Macedo nascido no Rio um ano antes da bisa Emilia falecer, contava que meu bisavô lembrava muito de Barbacena e Lisboa. Agora não sei se é Barbacena MG ou Barbacena - Portugual. Fiquei surpresa de haver tantos Dutras vindos de MG.
    Meu bisavô Antonio Inacio Dutra teve muitos filhos com Emilia de Macedo (após casada: Emilia de Macedo Dutra). Se alguém for da família, estou registrando tudo e todos no site familysearch.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha arvore tem meu bisavô de Antonio Dutra de Macedo, não sei se de BH ou Campanha,

      Excluir
  26. Olá, estou buscando pela família de meu bisavô Antônio Inácio Dutra, nascido em São Paulo e casou com Emília de Macedo, nascida no Rio de Janeiro.
    Na minha família, conta-se que eles se conheceram no navio; ele trabalhava em navio mercante. E meu avô Sebastião Dutra Macedo nascido no Rio um ano antes da bisa Emilia falecer, contava que meu bisavô lembrava muito de Barbacena e Lisboa. Agora não sei se é Barbacena MG ou Barbacena - Portugual. Fiquei surpresa de haver tantos Dutras vindos de MG.
    Meu bisavô Antonio Inacio Dutra teve muitos filhos com Emilia de Macedo (após casada: Emilia de Macedo Dutra). Se alguém for da família, estou registrando tudo e todos no site familysearch.org

    ResponderExcluir
  27. Ola! Sou Deise Dutra. Meu Bisavô Manoel Dutra casou-se com Antônia Petrina e foram morar em Itaverava. Na verdade, não sei se foram morar la, apenas, ou se ele ja era de lá. Meu avô é Joaquim Dutra, ele sim, nasceu em Itaverava. Meu avô veio pra São Lourenço MG, e trouxe o pai e os irmãos para ca e fundaram Sao Lourenco. Busco innfornacoes sobre irmãos ou parentes do meu bisavô.
    Fiz nossa árvore genealógica mas do meu bisavô para baixo.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde. Me chamo Abner Dutra, filho de Abigail Dutra e neto de Paschoal Dutra que era casado com Floriana Moraes Dutra, todos de Campo Grande, MS. Gostaria de achar mais descendentes da parte do meu avô.

    ResponderExcluir
  29. Me chamo Gerson Dutra gostaria de encontrar a familia do meu pai celso Dutra filho de José Dutra e Eliza perdemos o contato com a familia em Nova Aurora Pr .irmaos do meu pai ( jorge Dutra ja falecido)Orlando Dutra,maria José,Aparecida,Gloria todos Dutra.

    ResponderExcluir
  30. Nossa que legal a história dos Dutra, meu avô se chamava Alberito Vieira Dutra, filho de Filomena Vieira Dutra e filho de Lourenço da Silva Batista

    ResponderExcluir
  31. Meu pai se chamava Pedro Dutra Neto e minha mãe Sebastiana Mendes Dutra, somos de Manhuaçu MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Minha família é Dutra em Manhuaçu também.

      Excluir
  32. A familia do meu Avo Benedito Angelo Dutra nascido em Divinolandia S.P divisa com Poços deCaldas

    ResponderExcluir
  33. Também sou Dutra de Francisco badoró mg.

    ResponderExcluir
  34. Eu também sou !! Jonne Dutra de Manaus- Am. Gostei muito da publicação , Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  35. Meu nome é Márcia Cecília Dutra, sou filha de João Damasceno Dutra e neta de João Alexandre Dutra e minha família é oriunda de Itaverava MG.

    ResponderExcluir
  36. Eu sou Madalena Dutra Filha de Sebastião Dutra. Meu avô chamava se João Martins Ferreira Dutra. Se alguém for parente deste , por gentileza gostaria de ter os documentos para fazer a cidadania portuguesa

    ResponderExcluir
  37. Minha avó era Rita Dutra

    ResponderExcluir
  38. Sou Fátima Dutra, filha de Jacy José Dutra. Meus avós paterno Antônio José Dutra e Ragenupha Campos Dutra, meus avós vieram de Pompéu MG e fundaram a cidade de São Gonçalo do Abaeté, MG.

    ResponderExcluir
  39. Ola! Sou Ilana Mudeh Dutra. Procuro pelo meu pai JOAQUIM DUTRA FILHO a 38 anos!

    ResponderExcluir
  40. Oi o meu nome é Ryan Ribeiro Dutra eu fiquei desesperado pra encontrar a genealogia da familia dutra eu finalmente encontrei
    Sou De Sc - Imbituba.

    ResponderExcluir
  41. Sou da família Dutra também, por parte materna, Joana Dutra de Almeida. Só não tenho o sobrenome, meu Pai se chamava, falecido a 1 ano, Alcyr Dutra de Almeida, acabei pegando o Almeida, sobrenome do avô paterno. Sempre tive vontade de ir em busca da minha genealogia.

    ResponderExcluir
  42. Sou Luís Dutra somos de Tremedal-BA tem alguém que daquela Região minha vó é Clemência Dutra.

    ResponderExcluir