quinta-feira, 1 de novembro de 2018

"O PRENOTA ON LINE É UM MONSTRO INFORMÁTICO"


Quem disse esta frase foi o Cônsul Geral da Itália em Curitiba, o sr. Raffaele Festa, num evento público em 29 de agosto de 2017. E isto conclui de forma catastrófica e revoltante meu processo de cidadania, que dura quatro anos de espera na fila do consulado. Juntei todos os documentos, gastei consideravelmente com certidões e suas atualizações, apostilamentos, traduções juramentadas e muitas viagens atrás de documentos. 

Com certeza, o programa de agendamento do Consulado italiano no Brasil, principalmente pela dependência de fusos horários e horários de verão, favorecem técnicos de informática e seus programas criados para monitorar os segundos para a disponibilidade da vaga. Estas vagas são preciosas e vendidas a valores que chegam a R$ 3.000,00. Quem vende e está bem visível em sites de internet, são prestadores de serviço ou pessoas fora do Consulado que passam esta "facilidade". Após quatro anos de espera numa fila e gastos que chegam a quase oito mil reais, sinto-me com cara de palhaço, estarrecido e sem poder reclamar a ninguém. 

Curti e emocionei com cada descoberta na pesquisa genealógica. Chorei ao encontrar fotos e documentos de meus ancestrais, ao conversar com parentes próximos e distantes, ao chegar as Certidões de casamento de meus bisnonnos e de nascimento do nonno, emocionei com a alteração do meu nome ao ver o resgate de minha história, fiz torcida a cada evolução da lista do consulado ao acompanhar meu requerimento, escrevi o livro da história familiar "A ILHA QUE ATRAVESSOU O MAR" (disponibilizei gratuitamente aos internautas e oriundis que me acompanham) e passei a emoção da cidadania a muitas pessoas. Mas o "jeitinho brasileiro" me atropelou quando chegou o mais importante momento de minha vida. Apresentar meus documentos ao Consulado era sim um momento mágico, de coroar todo meu trabalho e vivência destes anos de pesquisa. ALGUM DISGRAZIATO VENDEU MINHA VAGA. Destruiu meu momento mágico e de tantos outros que aguardavam ansiosamente nesta maledetta fila...

Enviei email apavorado para o Consulado e não me responderam. Consultei advogados, que nada puderam fazer. A Ouvidoria Consular em Brasília nada puderam fazer, por não se tratar de competência do Ministério das Relações Exteriores. A atenciosa deputada Renata Bueno, que representa a América Latina no Parlamento italiano, confirmou a existência do problema, porque já havia denunciado este sistema de agendamento e pagamentos. Mas como no Brasil, as burocracia na Itália é insipiente e nada foi melhorado em Minas Gerais. Meu prazo encerrou ontem 31/10/2018 e, hoje pela manha, meu email já não estava cadastrado no sistema do Consulado. Vários acessos e dormindo tarde para monitorar a agenda do Consulado e fracassei. Meus leitores que buscam a cidadania, a sensação de "morrer na praia" após anos de espera, é desesperadora. Muita atenção para este final do processo. Todo trabalho que teve para pesquisar, buscar e apostilar documentos não é nada! Se não conseguir agendar no Consulado, estará tudo perdido.

Para retomar meu processo, terei que entrar em outra fila e esperar por outros quatro anos. Vou perder todas as Certidões e apostilamentos, porque os Cartórios no Brasil ganham uma fábula com estas histórias mal sucedidas, haja visto que quaisquer Certidões possuem validade de apenas três meses. Serviços cartoriais no Brasil são acachapantes! Tenho que provar que eu estou vivo, que não casei novamente, que o tradutor existe e blá...blá...blá, tudo novamente, a cada três meses. O processo de cidadania não é barato, mas nunca imaginei que seria ASSALTADO no final de meu processo. È vero! A maioria dos que monitoram o sistema de agendamento dos serviços consulares não são os verdadeiros interessados no serviço. São aves de rapina em busca do dinheiro fácil, para destruir os sonhos de pessoas de bem. É uma decepção...

Cheguei a pensar a comprar o lugar na fila, esquecendo que eu teria o direito após esperar por quatro anos este momento especial. Mas, por princípios e berço, eu optei por não alimentar este mercado maquiavélico. A maioria se desesperam e pagam. É tão errado como ser receptor de mercadoria roubada. Sou descendente de pastores sardos e tenho em meu DNA a pìu vecchia religione di Sardegna. Saberei esperar com resiliência a hostilidade climática da ilha que se tornou também meus pensamentos, esperando o dia para conhecer pessoalmente o berço de meus ancestrais. Vou lutar dia a dia, todos meus dias, neste ideal de vida. Estas raposas que rondam a agenda do Consulado italiano de Belo Horizonte, que rastreiam impunes e sedentas por valiosas vagas, arrancando-as de ingênuos e sonhadores oriundis, DEUS TOME CONTA!  Se o Brasil não extirpar os oportunistas e criminosos, definitivamente, estes acabarão com o país. Tudo começa na esperteza de "ganhar dinheiro fácil" até chegar nas grandes negociatas, no Congresso Nacional e na má fama internacional.

Eu saio desta fila maledetta de cabeça erguida e reforçado para nova luta. Alerto meus leitores e vistantes do Blog italianocapaz, para este problema na finalização da cidadania, requerida no Brasil. A Sardenha me aguarda, com a proteção de São Miguel Arcanjo, Protetor de Villasalto, terra de meus ancestrais sardos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário