sábado, 9 de março de 2013

GESSA - Ligação histórica com o sardo CAPPAI


O Sobrenome Gessa é comum em Oristano e Sulcis. O pesquisador M. Pittau considera variante das mais antigas, o "chessa", espalhados por toda a ilha da Sardenha, em si deriva do latim "Celso", eleitos.

Estudou-se o nome Gessa estava presente para Cagliari Iglesias, mas parece que entre as duas famílias houve parentesco. No Iglesias Gessa existe um grande trabalho de Virgílio Corrias, das quais resultam a atual análise deste sobrenome. O mais antigo personagem Gessa Iglesias é Venitu Bisconti. A origem desta família parece, portanto, da Toscana, uma franja de Visconti, aqueles "que teve um papel importante na história da Sardenha Judicial". Bento Visconti aparece pela primeira vez no tratado de paz entre João e Leonor de Aragão 24 de janeiro de 1388, o que representa Gessa, então lugar sob a jurisdição da Villa Igreja. 

Bento Visconti começou imediatamente após chamar-se Gessa e como tal, muitos cargos importantes na cidade de Villa Igreja. Ele sempre foi fiel ao aragonês em 1421, no final do Parlamento do rei Afonso, o reconheceu a feoffment do salto do Sols Curatoria, Montanha, em Canoniga, e villas Antas, Fluminimaggiore, Gonnesa, Gulbisa e Curatoria de Sigerro. Em 15 de abril de 1421 o feudo concedido "secundum morem Italiae", que é hereditária apenas para os homens da família, foi aperfeiçoado com a presença dos diretores da cidade de Iglesias. A partir desse momento começou a ascensão da família Gessa, que foi muitas vezes em desacordo com a cidade de Iglesias. A família Gessa pode ser descrita em dez gerações, segundo o pesquisador V. Corrias

Assim como o sobrenome CAPPAI, Gessa também está associada à Casa de Aragão, Reino de Arbórea, ao sul da ilha da Sardenha. E não é de estranhar a união das duas famílias, no casamento do bisavô (bisnonno) Giuseppe CAPPAI e Maria Annica GESSA, sendo duas famílias comuns no sul da ilha da Sardenha, oriundas de antigos feudos na mesma região, (lembrando que Villasalto era uma pequena Vila feudal e que permanece até os dias de hoje com pouco mais de 1000 habitantes) e as histórias eram afins. (GRIFO MEU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário