terça-feira, 1 de julho de 2014

Na busca dos irmãos de Raffaele...

Hoje, 01/07/2014, tive uma informação interessante em minhas pesquisas genealógicas da Família de meu avô sardo. A maior parte da família de meu bisavô CAPPAI GIUSEPPE, no Brasil com o nome de José Capaz, migrou com quatro filhos para a região norte do Espírito Santo, cidade de Nova Venecia. Esta migração ocorreu após meu bisavô ficar viúvo em 1917. Sua esposa GESSA Maria Annica foi enterrada no Distrito de Providência, em Minas Gerais. Os filhos de Giuseppe que migraram para o Espírito Santo são: Antonio, Salvatore, Filomena e Danielle. Ficaram dois filhos em Leopoldina - Minas Gerais, a Maria e o Raffaele, que é meu avô. No Italiano meu avô se chamava Raffaele Cappai e, no Brasil, Rafael Capaz.

A Informação interessante veio nos contatos do Facebook, quando localizei a Rosinéia Capaz, da região de Linhares (ES). Inicialmente disse que era neta de Antero Capaz e Rosa Ferreira Alba, hoje residentes no sul da Bahia, região próxima de Nova Venecia, onde segundo fontes de historiadores de Leopoldina, MG, apontam a migração de alguns sardos no inicio da década de 20. Hoje, a Rosinéia Capaz confirmou que seus bisavós eram Daniel Capaz e Maria Capaz. Há boa chance do Daniel Capaz ser irmão de meu avô, cujo nome italiano era Danielle Cappai e o sr. Antero Capaz, ser primo de meu pai. Estas informações apontam que estou no caminho de descobrir a saga desta família de sardos no Brasil.

No Facebook também localizei o Salvador Capaz Neto, filho de Geraldo Capaz, residente em Nova Venecia (ES) e primo de Salvador Capaz, filho de José Capaz, este de Cachoeira do Itapemerim (ES). Muito certamente, o sobrenome também tenha sido alterado na história da imigração, assim como ocorreu com minha família. Por sinal, um dos filhos migrantes de meu bisavô se chamava Salvatore. Boas chances de serem descendentes de Giuseppe Cappai e Maria Annica Gessa, os primeiros imigrantes sardos que chegaram em 1897 e migraram para o Espírito Santo no início da década de 20.

Este é o novo braço da pesquisa que dedico hoje: descobrir a localização da família de Giuseppe Cappai (José Capaz) no Espírito Santo. E mais, saber onde está enterrado meu bisavô e prestar minhas homenagens ao grande aventureiro, que deu início a toda a história desta família no Brasil...

Rosinéia Capaz, de Linhares (ES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário