domingo, 6 de julho de 2014

Deus Silvano e o Brasão Cappai...

OUTRA CURIOSIDADE NA PESQUISA DA ORIGEM DA FAMILIA CAPPAI:

A cidade de Silano (NU): cidade na província de Nuoro, na ilha da Sardenha, é muito antiga (anterior ao ano de 1200) e leva o nome do Deus Silvano (o deus romano da floresta). Deus Silvano, um deus romano que desdobra de Fauno ou Deus Pã, dos gregos. Silano é também o berço da família Cappai na Sardenha, um dos dez sobrenomes mais comuns nesta localidade.

E regressamos assim à análise da "alma" do Brasão da família que é a árvore, símbolo do Regno de Arborea, ao qual a Dinastia Cappai tem importante papel na história da ilha, de cujo ventre de Vera Cappai de Villasalto descende os reis e rainha da Sardenha. Esta árvore incrustada na "alma" do Brasão da família, analisando como profissional ligado à agronomia, muito me encanta suas origens. Qual seu significado real? Estaria ligado às crueldades feudais? Ou quem sabe ao "albero eradicato" e a ocupação de terras selváticas? Quem sabe uma homenagem ao Deus romano das Florestas?

Este Deus Silvano que, a exemplo do Deus Pã, se associa às matas e também ao instrumento de sopro (flauta de Pã), aquela que enfeitiça. E por muita simpatia, associamos também à milenar e tradicional Launeddas, tão presente na cultura dos sardos; cuja matéria prima se extrai nas matas. E nesta interação de elementos mitológicos romanos e gregos, de culturas muito distintas e que se expressam em diferentes épocas históricas da ilha, o Deus Pã dos gregos (e por extensão de analogias ao Deus Silvano), os chifres possuem grande significado ao popolo sardo, por sua tradicional e milenar criação de cabras que convivem ou exigem o controle das áreas de florestas. Também é na floresta que esconde os animais selvagens, os lobos (volpes), inimigo de suas cabras. Desta forma, a árvore no Brasão da família, além de simbolizar o Reino de Arborea, traz em si muitos significados...





Deus Romano Silvano - O Deus da Floresta.




O Fauno e o Deus Pã dos gregos, associado ao Deus Romano Silvano.
Fonte: Imagens da Internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário