terça-feira, 22 de julho de 2014

Mulheres escrivãs, reescrevendo a história...

Tenho um especial carinho a duas mulheres que participaram ativamente de minhas pesquisas genealógicas, diretamente como escrivãs na retificação dos registros civis, em cumprimento aos Mandatos Judiciais expedidos, representantes dos Cartórios de Registro Civil dos municípios de Ubá e Leopoldina, em Minas Gerais. De Leopoldina tenho a imagem da dedicada Paula dos reis Ferreira Ávila. De Ubá, terra natal, a atenciosa Jomara Gasparoni.

Muitos foram os erros nas Certidões antigas de minha família, que envolve equívocos nos nomes e sobrenomes, questionamentos de datas e incluindo a citação de uma Certidão de Nascimento de meu avô italiano na cidade de Tebas, o que de fato não se comprovou. Nunca existiu este registro, que talvez tenha servido de argumento durante o casamento de meu avô no civil em Leopoldina. Ele faleceu em 1963, sem ter naturalizado brasileiro. Localizei a Certidão de Nascimento de meu avô Raffaele Cappai em Villasalto, Sardenha, na Itália. Este e muitos outros erros foram corrigidos durante quase um ano de dedicado trabalho, para que eu pudesse reunir estes documentos em favor do requerimento de minha cidadania italiana.

É muito simbólico em minha vida, a presença das mulheres. Por extensão tive quatro mães (minha falecida mãe Maria José Dutra Capaz, minha segunda mãe Lêda Maria Campos Capaz, minha vó mãe Antônia vargas Campos que me criou e minha querida sogra-mãe Marta Marra Kersul) e também tenho três mulheres em minha família direta (Minha esposa Rosemara Kersul e minhas filhas Gizelle e Giovanna). Segue minha lista, com minhas irmãs Edna Lúcia e a Daniella Maria. Da Sardenha, me acolhe em palavras a Angélica Cappai. Quantas mulheres, que até peco em não citar todas neste espaço. E estas mulheres possuem uma santíssima missão, que é transmitir à nossa alma mais sensibilidade e resignação espiritual. Sem estas mulheres fortes, decerto não estaria tão empenhado emocionalmente, envolvido na busca pelas raízes familiares. A história tem um tempero todo especial, com a presença de todas estas grandes mulheres.

Soma-se à lista estas escrivãs incríveis, dedicadas a seus ofícios cartoriais. Minha gratidão por fazerem parte de minha história familiar. Tiveram paciência comigo e com os documentos da família, corrigindo os erros de outrora. Fica a imagem da eficiência e atenção destes Cartórios de Registros Civis na nossa querida zona da mata mineira...

Grazie Mille a tutti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário