sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Elo das famílias "de Baux" e Cappai.

Os senhores "Les Baux" eram tão orgulhosos no período feudal europeu, que afirmavam ser descendentes de um dos três Reis Magos: Baltazar. Não era em vão que portavam em seu brasão a figura de uma estrela de 16 picos. O poder desta família feudal permitiu adiar por muitos séculos aos Condes de Provence.

A história da família feudal "Les Baux" está cheia de guerras, traição, intriga, sangue e mortes; tão bem caracterizado em diversos filmes de ação pela indústria do cinema. No entanto, essa não era a principal característica. A fama se espalhou de "Les Baux" em toda a Europa, porque entre seus príncipes guerreiros viveram trovadores e poetas, que encontraram proteção e abrigo nos senhores feudais e transformou a cidade em um lugar cheio de galhardia, cavalheirismo, poesia e declarações ardentes de amores.

E da Sardenha feudal temos a família Cappai des Baux, originalmente Capay viscondes de Bas (Baux). Baux ou Bas é o sobrenome de uma família nobre aragonesa antiga que veio para a Sardenha no século 14 com o rei James II de Aragão, durante a sua campanha para conquistar a ilha da sardenha. E a história feudal, da qual origina os reis e rainhas da Sardenha, se inicia com a união de Giovanni de Bas-Serra (Baux), denominado Chiano, Juiz de Arborea, filho do rei Mariano II, que casou com a condessa Vera Cappai (1255 – 1307) da pequena vila feudal de Villasalto, que deveria ter menos de 500 habitantes nesta época.

O Cappai desempenhou um papel importante na história da Sardenha, onde receberam muitos feudos pelo rei que queria recompensá-los pela ajuda que eles deram-lhe para conquistar a ilha da Sardenha. Durante a Idade Média eles detiveram os títulos de conde de Villasalto, Marquês de Muravera e Villarios e, o mais importante de Príncipe de Bas, que eles herdaram porque foram relacionados com os reis da Arborea da família Bas-Serra (Baux).


A família "Les Baux" extinguiu com a princesa Alix, última descendente da casa de Les Baux. A cidade foi absorvida pelas acusações de Provence, o castelo foi destruído e suas terras foram incorporadas ao Reino de França, durante o reinado de Luís XI (1461 - 1483). Por sua vez, na Sardenha, o feudo Cappai caiu junto com o Reino de Arborea, ano de 1420, quando o último rei de Arborea, William III de Narbonne, deu o que restou do antigo reino da Coroa de Aragão por 100.000 florins de ouro.



Brasão (Stemma) da Família de Baux (Bas), relacionado a Giovanni (juiz de Arborea, de 1297 até à sua morte); esposo de Vera Cappai e pai de Andreotto e Mariano III.

Fonte:  http://it.wikipedia.org/wiki/Sovrani_di_Baux 

Nenhum comentário:

Postar um comentário