quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Apostimentos de Documentos para a Cidadania


Respondendo a dúvidas de outros colegas na busca da cidadania italiana:

O apostilamento, com base na APOSTILA DA CONVENÇÃO DE HAIA é o reconhecimento da autenticidade do documento oficial (Neste caso, as Certidões dos Cartórios de Registro Civil no Brasil), atribuindo a ela o valor e reconhecimento no Exterior, em outros países. Ela simplifica e agiliza os processos de reconhecimento da cidadania. Os documentos apostilados nos Cartórios de Notas no Brasil podem ser levados direto aos órgãos oficiais de outros paises (aqueles relacionados na Convenção de Haia), para que sejam analisados e juntados em outros processos. Vários são os Cartórios  de Notas que já aderiram no Brasil ao apostilamento. O custo varia de região para região e de Estado, mas aqui em Pouso Alegre, no sul de Minas, saiu por R$ 106,40 o documento (frente e verso) e acrescenta R$ 22,40 por folha a mais no documento.

Para recordar. Este apostilamento ocorre em cada Certidão de Inteiro Teor atualizada, referente aos eventos NASCIMENTO, CASAMENTO E ÓBITO de cada ancestral. Segundo informações que obtive, mesmo que nossas Certidões tenham tempo útil pequeno aqui, 90 dias (coisa de Brasil), na Itália considera que se não houver nenhuma alteração, a Certidão pode ser aceita no período de até um ano. As certidões  italianas tem validade bem superior as do Brasil.  

A reta final de agendar a entrega de documentos no Consulado nos deixa ansiosos. É uma grande emoção depois de tantas pesquisas, documentos perdidos e gastos. Mas vale a pena os esforços. É o sentimento profundo da aproximação de nossas raízes e ancestralidade. Infelizmente não localizei os documentos originais do meu "nonno", que faleceu em terras brasileiras como legítimo sardo. Ao conquistar a cidadania, todas as vezes que segurar os documentos italianos nas mãos como GIUSEPPE, sentirei ainda mais cercado de meus ancestrais. ESTÁ NO NOSSO DNA, ESTARÁ NOS DOCUMENTOS E EM NOSSAS ALMA ESTE "PERTENCIMENTO".

Não percam a esperança, porque somos frutos de desbravadores e destemidos imigrantes. Desejo Buona fortuna e proteção a todos que pesquisam, valorizam a cultura italiana e estão no caminho de obter sua cidadania.

Abaixo, segue a imagem do documento resultante do APOSTILAMENTO, específico à Certidão de Óbito de meu "nonno" RAFFAELE CAPPAI, seguido de sua foto e da família que constituiu no Brasil.

Apostilamento da Certidão de Óbito de meu "nonno". Este documento específico, obtido no Cartório de Notas, deve acompanhar todas as Certidões e Documentos no processo de cidadania.

RAFFAELE CAPPAI, meu nonno, filho eterno da Sardenha.

Família de meu "nonno" Raffaele Cappai. 

SARDO SIAMO, PER SEMPRE!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário