quinta-feira, 9 de setembro de 2021

"A ILHA QUE ATRAVESSOU O MAR", edição revisada."

 É com muita satisfação que estou pesquisando o braço materno de minhas origens, que remete a uma extensa lista de representantes da família DUTRA, por parte de minha mãe MARIA JOSÉ DUTRA, que tem origem na cidade de Leopoldina, zona da mata mineira. Meu avô é AURELIANO DUTRA NICÁCIO, que segundo genealogistas daquela região, é filho de LAURINDO DUTRA NICÁCIO e de MARIA DE JESUS MOREIRA. Isto é tudo que sabemos até o momento.

A poucos quilômetros de Leopoldina (MG), tem as cidades de Cataguases e Astolfo Dutra, cuja fundação e história remetem a um personagem político mineiro da República Velha, que é Astolfo Dutra Nicácio. Até o momento, apesar do sobrenome composto e similar ao deste personagem histórico, não consegui estabelecer o elo de parentesco e não avancei neste ramo da árvore genealógica, além do nome de meus bisavós maternos. Continua o mistério, até que eu possa deslocar cerca de 500 km de estrada até esta localidade para efetuar pesquisas. Os descendentes dos imigrantes ainda constinuam a pesquisar parentes...

Fato é que esta pesquisa de meus ancestrais, pelo lado materno, vai de encontro a informações da imigração de uma outra ilha, esta de Portugal, que é a ilha dos AÇORES, d'onde veio o primeiro "Dutra" para a ocupação do território brasileiro. Este é nosso parente direto e de tantos outros que se orgulham em ter este sobrenome no documento de RG e na alma. 

Por este aspecto geográfico muito peculiar, tenho o prazer, assim como os membros de minha fámilia, de "ser filho de duas ilhas".  Na verdade, o título de meu trabalho não deveria ser no singular, mas sim no plural, ou seja, "AS ILHAS QUE ATRAVESSARAM O MAR", prestigiando as ilhas dos AÇORES, em Portugal e a ilha da SARDENHA, na Itália. 

Assim, saúdo todos meus ancestrais, também da família DUTRA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário