quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

EM BUSCA DO CASAL DE PIONEIROS SARDOS - Sepultados em Minas Gerais

 Não é uma tarefa fácil buscar os locais de sepultamentos dos nossos ancestrais, ainda mais passados mais de 100 anos. As certidões nos cartórios se reportam a livros antigos e mutilados pelo tempo e insetos, nem se falava em registro em computadores e impressoras, que são invenções bem mais recentes. Os erros de grafia e informações eram diversos e recorrentes, sem se importarem com fontes de consultas. Isto somava-se ao precário controle dos sepultamentos em covas mal identificadas, que são carcomidas pelo tempo, junto com os registros antigos nos cartórios. E mudando as administrações municipais, de tempos em tempos, com as reformas nos cemitérios (muitas vezes sem o acompanhamento da família), a localização do sepulcro depende da sorte e da persistência, assim como encontrar documentos confiáveis e elucidativos. 

E são muito raros os pesquisadores em genealogia, que se interessam pela documentação de forma acadêmica e séria, como a historiadora Nilza Cantoni, a qual tive o prazer de conversar por telefone. Esta pesquisadora desenvolveu um aprofundado estudo de minha arvore genealógica, sendo ela de Leopoldina (MG) e hoje residente em Petrópolis (RJ). E incentivado por sua vida de pesquisa, retornei com mais afinco a busca do casal pioneiro de nossa família sarda, esta rara imigração de uma "ilha" no mediterrâneo, que nos faz sentir tal qual no meio de um oceano de dúvidas...

Giuseppe Cappai (Também conhecido no Brasil como José Capaz), 45 anos, casado com Maria Annica Gessa, 35 anos (Também registrada nos documentos como Anna Gessa). Estas eram suas idades, quando chegaram no Brasil, em 28 de junho de 1897, na Hospedaria Horta Barbosa, de Juiz de Fora.

Na Certidão de Casamento de seu filho mais novo, meu avô, Raffaele Cappai (Também conhecido no Brasil por Rafael Capaz), em 10 de novembro de 1917, que casou com Izabel Carlos de Oliveira (Nesta Certidão, aparece como Izabel da Conceição), Giuseppe Cappai consta como domiciliado e residente no Distrito de Banco Verde da Comarca de Palma - MG e, nesta data, tinha a idade de 65 anos. Enquanto que "Anna Gessa", sua esposa e minha bisavó, havia falecido cinco anos antes, ou seja, em 1912, e sepultada no cemitério de Providência - MG. As distâncias destes distritos em relação a Leopoldina, variam de 30 a 52 km. E os erros não param nas Certidões antigas. Meu avô Raffaele, que tem a Certidão de Nascimento expedida em Villasalto, comune ao sul da ilha da Sardenha, Itália, tem erroneamente como local de nascimento a pequena cidade de Thebas, próximo a Leopoldina - MG. Realizei nesta e em outras Certidões da família, retificações judiciais, saneando os equívocos e erros.

E foi no Distrito de Providência que se deu o casamento de outro filho de Giuseppe, o Salvatore Cappai (Também conhecido no Brasil, como Salvador Capaz), com a italiana Ersília Pedrini. Isto se comprova com o pedido de retificação que também foi feita por seus descendentes de Boa Esperança (ES). Giuseppe Cappai, recém viúvo, estava em Providência no dia do casamento de Salvatore naquele dia de 19 de julho de 1913. Salvatore deu entrada novamente numa Hospedaria de Imigrantes em 1938, conforme registro no Arquivo Público do Espírito Santo. "Salvador Capaz" tinha 50 anos e estava só, aponta este registro. E, fazendo as contas, se o pioneiro Giuseppe Cappai estivesse junto, estaria com 86 anos. Talvez não tivesse forças para mudar para o Espírito Santo, para locais mais distantes como Nova Venécia, Vila Pavão, Castelo; para onde foram seus outros filhos Antônio e Daniele. 

E uma foto antiga de Daniele Cappai (Também conhecido no Brasil, como Daniel Capaz), a única que tenho e fornecida gentilmente por primos no Espírito Santo, a foto está cortada bem em cima de Giuseppe Cappai, deixando-o com meia face, e está ao lado deste filho e de seus dois netos menores. Possivelmente, quando Daniele estava ainda na zona da mata mineira, antes de se mudar para o norte do Espírito Santo ou em visita ao pai. E minhas suspeitas retornam para Palmas - MG. Será que no ano seguinte ao falecimento da esposa em Providência, o pioneiro mudou com o filho para esta cidade?  Quem sabe foi Daniel que tomou conta do pai no final da vida, antes de ir para Nova Venécia (ES) e posteriormente para Paiçandu, Maringá, Paraná, onde faleceu em 20 de Abril de 1966? Se assim for, minhas pesquisas em busca do meu bisavô pioneiro devem concentrar-se entre os anos de 1917 a 1938, num intervalo de 21 anos.

Outra intuição que tenho a respeito da permanência de Giuseppe Cappai na zona da mata mineira, além deste ponto citado, é sobre a dificuldade de viagens longas e cansativas em 1917, de um Estado para outro (com distâncias que excedem 400 Km), para o bisavô viúvo e com 65 anos. Será que o destemido pioneiro ainda tinha saúde para andanças. E os filhos já estavam casados e famílias formadas ou trabalhando distantes. 

Pela movimentação dos seis filhos de Giuseppe Cappai e Maria Annica Gessa, após 1913, tenho o seguinte roteiro:  Antônio e Salvatore (Nova Venécia - ES), Maria (Abaíba - MG), Daniele (Paicandú, Maringá, Paraná), Raffaele (meu avô em Leopoldina - MG) e Filomena (Sem informações). Aos poucos, num ritmo bem lento e processual, vou conhecendo os primos, descendentes de meus tios avós. 

É dificil conquistar terreno e confiança, com um abismo histórico e de não convivência e delimitados por barreiras geográficas de Estado (E mais ainda, pelo imenso mar até nossas origens diretas na ilha da Sardenha). E, gracas a Deus, temos ferramentas como Whatsaap, Facebook e outros aplicativos de celulares, que ajudam no reencontro dos caminhos. Hoje, temos primos que buscam a cidadania, outros paulatinamente curiosos, os desinteressados e aqueles movidos pela emoção e reverencia à ancestralidade. Eu me encaixo neste ultimo grupo, como o primo Glaycon Araújo (ES), com o qual tenho tido mais contato. 

Minha meta, desde 2016 quando iniciei as pesquisas, tem sido encontrar os sepulcros de meus bisavós, recuperar o túmulo pessoalmente e colocar uma lápide de identificação neles. Esta rara e parcialmente desastrosa imigração dos sardos, merece uma lápide com o famoso "SARDO PER SEMPRE", onde estiverem. Mesmo distantes, espacialmente e temporalmente (em dimensões diferentes), de nossos queridos parentes e de nossa ilha de origem, carregamos estas raízes fortes no coração e na alma. Nada apaga, nem a morte há de nos separar, até o retorno final a Villasalto. A pesquisa continua...

GRAZIE A DIO. 

SIAMO SARDI.



Peço a todos os parentes (aqui no Brasil e na ilha da Sardenha) que possuem arquivos de fotos antigas da família, sabendo o quão difícil são guardá-las e os efeitos irremediáveis do tempo sobre estes frágeis registros, que enviem fotos para a pesquisa da família. Em especial, de GIUSEPPE CAPPAI e MARIA ANNICA GESSA, naturais de Villasalto, Sardenha, pois gostaria muito de ter o registro visual destes pioneiros ancestrais. Sem eles, nada seria possível. Não existiríamos.  GRAZIE.


Um comentário:

  1. Boa noite!
    Parabéns pelo blog. Estou lendo, com emoção, seu livro "A Ilha que atravessou o mar". Minha avó paterna era TERESA CAPPAI, filha de ANTONIO FRANCESCO CAPPAI e MARIA CONGIU. Nasceu na Sardenha em 1911 e veio ainda criança para o Brasil. Estamos tentando resgatar suas origens. Enviei uma mensagem ao seu e-mail. Aguardo seu retorno. Meu e-mail: julio@rodriguesneto.adv.br. Forte abraço. Júlio Cesar Rodrigues

    ResponderExcluir