sexta-feira, 10 de maio de 2013

CAPPAI - Sobrenome Histórico na Sardenha


Da hipótese de origens ibéricas, a forma atual do sobrenome derivado da forma arcaica Capay. A história política da casa Cappai começa no século XIII, quando, depois de ter enriquecido através de um banco, Goantine de Capay Carroz começa a partir do título de nobre e com ela a administração das propriedades de Costa Rei e Villasalto.

Cappai de Arborea

Os mais antigos vestígios de nobreza de Cappai data do século XIII, no meio da era feudal. Período Giudicale: a Sardenha é dividido em quatro grandes reinos: o Reino de Torres , noroeste, um dos Gallura , nordeste, o Reino de Calari, Sudeste e, finalmente, o Reino de Arborea, sudoeste . O último foi um reino soberano de acordo com o princípio da recognoscens não superiorem , com seu território dividido em curatorie (fazendas), cada uma governada por um senhor feudal, que tinha o título de "Cavaliere Don Noble." o Reino tinha seu próprio parlamento: "A Coroa de Logu", formada pelos senhores feudais, as suas leis, as fronteiras, os sinais de estado e também cunhavam seu próprio dinheiro.

No seu auge, tinha os chamados Basileus autocrator, também conhecido como Judex jus. Questionado, ele disse, o que diz a lei. Ele derivou seu poder não apenas por direito hereditário, mas também pelo reconhecimento do Imperium pela Corona del Logu. Naquela época, os membros da família Cappai, ou Capay, fregiavano já tem o título de Don, e uma vez que estes não foram enobrecidos por Aragon é evidente que a sua nobreza é de "tempos imemoriais", bem enraizado na mentalidade da época.

No ano 1287, soberano do reino de Arborea, John Chiano de Bas-Serra, casou-se, por razões econômicas, com Donna Vera Cappai , filha do Conde de Perra Johanni Cappai , um senhor feudal que tinha feito fortuna graças à negócios bancários. Dela o rei tinha dois filhos, Mariano e Andreotto. O último foi de curta duração e Mariano, único herdeiro, tornou-se soberano de Arborea, promovendo a família Cappai, da qual ele foi descendo para o Príncipe Rank. A Casa Cappai permaneceu no poder por mais de um século, até que em 1410 foi derrubada pelo Visconti de Narbonne.

Genealogia

Descendentes de Mariano III de Bas-Serra Cappai
John "Chiano" (+ morto em um motim, 23-3 - 1304 ou 1307 ), Juiz de Arborea de 1297 .
1287 Vera Cappai de Costa Rei, filha do conde Johanni Perra Cappai dos Senhores de Quartu.
Giovanna (nascido postumamente e + ca. 1.308 ).
Andreotto (+ p. 1308/04/03) Juiz de Arborea associado com Mariano.
Mariano III (* pré-1287 + 1321 ), Juiz de Arborea associado com seu irmão, então
sozinho.
1312 Montealcino de Constança, filha do Conde de Holms Catino
Hugh II (+ 5-4 - 1335 ), Juiz de Arborea de 1321. ∞ Benedetta (+ pós 1345 ).
Pedro III (+ cedo 1347 ), Juiz de Arborea 1335/1347.
1327 Constance de Saluzzo, filha de Filipe, o Marquês de Saluzzo e Governador Geral da Sardenha e da Sibila do Lords of Caltabellotta Peralta (+ convento de Santa Chiara em Oristano 18-2 - 1348)
Mariano IV (* 1329 + pré-praga? 1376, o juiz de Arborea 1347/1376, o conde Goceano 11-
1336 Timbora de Rocabertí, filha do visconde Dalmau IV e Beatriu Serralonga Baronesa de Cabrenys (+ 1.361 postos).
Hugh III (+ morto em um motim 3-3 - 1383 ), Juiz de Arborea e Conde Goceano desde 1376.
Eleanor (* ca. 1.340 + da praga em 1402), Giudichessa de Arborea e condessa de Goceano desde 1383.
1376 Brancaleone Doria (+ 1409 ) (v.)


Cappai de Cagliari
                             
A segunda ramificação era a de Cappai de Cagliari : fundada em 1677 por Bonifácio Cappai, pertencem a este ramo de descendentes de Capay Villasimius que ostentava laços estreitos com Cappai de Arborea e que garantiu o título por Noble Aragon .

De acordo com os dados recebidos do manuscrito em espanhol: "de Orígenes Cavallerato y de la Noblesa o Reyno de Familias de varias Cerdeña" Bonifacio Cappai, após a compra do espólio de Villasalto, que já pertencia a sua família no passado, até ao resgate do feudal por Aragão tem a Nobreza em 02 de novembro de 1677.


Conti Crossbow Cappai Muravera Villasalto

Este ramo, um descendente direto dos Condes Nieddu-Cappai de Cagliari e Costa Rei Conti Cappai Villasalto, é o único que possui descendência de Cappai d ' Arborea . Fruto da união de Cappai Muravera-Villasalto com a família nobre dos barões Crossbow de Monreale, os membros desta linhagem nobre ainda tem casas em Forlì e Verona . É famoso Palazzo Nieddu-Cappai, disse Cugia Palace, residência da família do Cagliari.


FONTE:  Wikipédia Italiana.


Um comentário:

  1. Belíssimo trabalho do José Cappai divulgando a história dos imigrantes italianos (sardos) , já sou fã de carteirinha

    ResponderExcluir