domingo, 19 de maio de 2013

VILLASALTO - Origem anterior a Cristo.


Villasalto ( Biddesartu, na língua sarda)
(Província de Cagliari, Sardenha, Itália) é uma cidade de 1.144 habitantes.

Geografia
O país está localizado na região chamada Gerrei (até o século XIX também foi utilizado o antigo nome de Galilla) e está localizado a uma altitude de cerca de 500 metros acima do nível do mar.
O território da Villasalto enfrenta o norte-leste no rio Flumendosa fundamental porque torna a área fértil e adequado para a agricultura, e se estende para além do rio, em direção ao Salto di Quirra, na área denominada Barigau (o nome indica a sua posição sobre o rio).
O território então se espalha ao sul de Monte Genis (979 m, ao pé da qual está situado no limite municipal sul) lugar, por sua vez incluída no território do município e famosa pelas suas nascentes de água pura e perfeita para qualquer consumidor. Os picos de Monte Genis , acrescentou nell'istituendo parque natural de Monte dei Sette Fratelli, você tem uma bela vista para que você possa ver um panorama amplo que se estende desde as montanhas dell'Ogliastra e Gennargentu no Norte para as montanhas de Cagliari Sul (Serpeddì, os sete irmãos, etc.). Sempre na montanha, há uma nuragica imponente edifício, formado por uma torre central e várias torres coroa com paredes impressionantes que juntá-las. No meio da densa floresta de carvalhos, medronheiros e altas maquis, você pode ver as figuras bizarras esculpidas pelo tempo, o vento ea água sobre a rocha, como a águia (ver foto abaixo), que está localizado na vizinhança o topo da montanha, logo depois de deixar a floresta.
No leste, o território faz fronteira com o Monte Lora , conhecida por sua esfinge pitoresca e encantadora composta por suas falésias de calcário, e que marca a fronteira com o território de San Vito.
A partir da cidade você pode ver os picos de Gennargentu , para o mais próximo, ou seja, o Monte di Santa Vittoria Esterzili, Punta La Marmora, os picos dell'Ogliastra (Sa perder Liana em Gairloch, os saltos de Jerzu, as montanhas de Tertenia, Monte Cardiga de Perdasdefogu), para o mar, na costa leste da Sardenha, a poucos minutos de distância de carro.
Na área existem algumas cavernas, como "Sa Grutta Manna" ou "Sa Grutta 'e eu sinto muito", onde vive o Geotritone Sardo, uma determinada espécie de anfíbio (Ordem: caudado ou Urodelos, nome científico: Hydromantes genei) agora se aproximando d ' extinção.

Flora e fauna
A área é rica em sobreiros, oliveiras, aroeira, medronheiros, estevas, aspargos e cogumelos.
Há muitos animais que são preservadas território dall'incolume: cervos e muflão no território de Monte Genis, dourado águias, falcões, gaviões, javalis, martas, gatos selvagens.

História

O nome Villasalto deriva do latim "saltus" (zona rural) e da Sardenha linguagem Biddesartu, literalmente "cidade do interior".
A área já era habitada em idade nuragica, antes de Cristo. Um testemunho existem vários Nuraghes, como torres disse "Corrolia" ou "Corrulia" localizado no vale Flumendosa, o Nuraghe "Serra Madau" também ele se erguia, agarrando-se a um esporão de terra na confluência dos rios Flumendosa e S'água Callenti ' . A 700 metros acima do Monte Genis há um conjunto de círculos de diferentes tamanhos, chamado Sani SA Dom'e (o nome significa "a casa de neve"), cuja função ainda não está clara: acredita-se que um desses edifícios estava ligada ao culto da água ou que, em geral, esses círculos foram os cappanne, uma aldeia Nuraghe.
A área ficou sob o domínio do exército púnico ou cartaginês, sob o comando, em seguida, passar para os romanos a partir do segundo ao século V dC
O país tem sido por muito tempo sob o Gallilense regra (antiga financiamento população da Sardenha na área de Esterzili), cujo povo tem protegido a área de inúmeras tentativas de invasão, incluindo os romanos que se estabeleceram colonos para explorar a terra. Vestígios romanos estão presentes na necrópole de o Cea Roman em Monte Arrubiu .
Evidências desses eventos são documentados na Tabela Esterzili.
A área foi o destino dos vândalos invasões e bizantinos . Como resultado desses eventos formou a primeira cidade real em uma área protegida e cheia de água, para retirar dos bandidos de Barbagia.
Na Idade Média, a área esteve sob a jurisdição do Cagliari a ser regida pelo Gallura.
Com a conquista da Sardenha pelos aragoneses e domínio espanhol, a área tornou-se em 1681 o centro da cidade foi incluída no "município Villasalto", um feudo do Cappai família nobre.
Em 1708 a área foi por pouco tempo nas mãos dos austríacos e, em seguida, chegar ao duque de Sabóia, em 1718.
Nos tempos modernos, em especial durante a Segunda Guerra Mundial, o país experimentou um forte aumento da população devido à presença de minas Su Suergiu da qual foi extraído e processado antimônio.
Com o fim da guerra, as atividades da mina foi minguando, até o fim, na década de oitenta, trazendo um progressivo despovoamento da cidade.

Fontes de renda
Existem inúmeros Villasaltesi (este é o nome que os locais) que se dedicam à agricultura em áreas que cercam a cidade, dedicando-se à criação de animais de fazenda, como cabras, ovelhas, vacas e bois, porcos , cavalos, galinhas.
Em alguns casos, os empresários que decidiram dedicar-se a este sector ter escolhido utilizam máquinas capazes de iluminar o seu trabalho e para permitir um maior rendimento e produção de leite e queijo especial de vaca.
A agricultura, graças ao solo fértil (especialmente perto do Flumendosa), é relativamente bem desenvolvida e permite uma boa produção de frutas, verduras, legumes e cereais para uso privado e para venda.
Graças a algumas contribuições de jovens empresários, o país tem sido enriquecido por lojas dedicadas aos alimentos, presentes e na produção de produtos locais.
Embora em quantidades menores, uma boa parte da villasaltesi é empregada no sector terciário e em cargos no governo.

Descrição da cidade
A cidade é dividida principalmente em duas partes: A parte inferior e o mais velho é desenvolvido em todo o neoclássico Igreja de San Michele Arcangelo , enquanto o novo é construído em torno da primeira igreja no país, que remonta a 1500, dedicada a Santa Barbara.
Os principais distritos são assim chamados por cidadãos: Coreia, Terrepedis, Tanning, Up Cuccuru, Embankment, Bracuccia, Funtana de Josso, Forreddu, occili Up, Up Battumeo, Cott 'e ois, Ziu Antini
Caminhando ao longo da pedra-pavimentada pelo centro histórico da cidade, encontra-se o Museu da Casa (que abriga as ferramentas de trabalho na sua maioria antigos típica da região) e numerosas casas construídas com a pedra típica do lugar.

Apesar de seus poucos habitantes tem todos os serviços úteis aos cidadãos:
Supermercados espalhados pela cidade, bem como lojas, roupas, artigos para presentes e domésticos; Cidade está localizada ao lado do quiosque e posto de gasolina, e logo após a escola primária e ensino médio, ao lado de um grande ginásio e um campo de futebol chamado "Piazzetta Preto"; o centro da vila há também um " bed & breakfast "e um restaurante que serve pratos tradicionais; não muito longe do centro da cidade existe um heliporto totalmente funcional e equipado para a intervenção de helicópteros e bombardeiros CL-215/CL-415 em caso de incêndio, muito freqüente, especialmente durante o verão.

Tradições

São Miguel Arcanjo - é o santo padroeiro do país e é comemorado no dia 29 de setembro. O festival será celebrado religiosamente e só raramente eventos são organizados em civil.

Santa Barbara – A maior festa da cidade é o da Santa Bárbara, comemorado no primeiro domingo do mês de junho. O festival tem a duração de pelo menos 4 dias e nesta ocasião o país está cheio de peregrinos de Barbagia de Sarrabus e de todas as áreas mais ou menos próximas do país.

San Cristoforo - A poucos quilómetros da vila é a igreja dedicada a São Cristóvão. Sua festa é celebrada entre os dias 13 e 14 de agosto, inclui uma procissão desde a igreja do padroeiro São Miguel Arcanjo é levantar e caminhar para a pequena igreja país. O retorno da Padroeira da Igreja é acompanhado por uma procissão de carros que termina com a benção dos motoristas.
St. Anthony e St. Sebastian - A festa dos dois santos é realizada no dia 17 de janeiro e 20 de janeiro. Para ambas as celebrações são organizadas noite da fogueira na praça da cidade e laranjas ou pão são distribuídos para a população, de acordo com o Santo celebrado.
É Animeddas - Festival para crianças e adultos, na manhã de 31 de Outubro, as crianças vão de casa em casa desde os tempos antigos para receber mantimentos (principalmente doces ou frutas) que os habitantes do país dão às crianças em honra das almas dos mortos.
Sinnadroxiu - O festival é realizado na zona rural circundante da cidade, no dia da Ascensão. Em sinnu ("o sinal" e daí o nome sinnadroxiu ) é a principal marca, que é afixada ao gado para o reconhecimento e é a adição desta marca, que é comemorado nesta ocasião. Durante o evento é oferecido em um lenço coalhada fresca produzidos pelos pastores. Além de vários degustação do turismo local também oferece um almoço com carne de ovelha .
Durante as várias festividades grupo folclórico "São Cristóvão", composta por alguns Villasaltesi, realiza em lugar tradicional dança traje a característica Ballo Sardo.

Fonte:  Wikipédia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário