sábado, 17 de novembro de 2018

LIVRO GRATUITO, DISPONÍVEL NESTE BLOG.


Caros leitores e seguidores do BLOG "italianocapaz":

Continua disponível gratuitamente neste Blog, o livro "A ILHA QUE ATRAVESSOU O MAR", com 220 páginas de informações sobre a rara imigração sarda para o Brasil. Há também curiosidades da imigração italiana, uma vez que a ilha da Sardenha faz parte da Itália, sobre o processo de pesquisa e busca da cidadania italiana, assim como curiosidades históricas e geográficas da Ilha da Sardenha. Vale a pena ler o livro e conhecer sobre a imigração, que muito contribuiu para o desenvolvimento do Brasil!

Faço também uma pesquisa bibliográfica sobre a "Síndrome de Ulisses", conhecida também como a Síndrome dos imigrantes, que aflige milhares de imigrantes e seus descendentes, ainda hoje. Como representante da segunda geração de sardos no Brasil, jornalista e especialista em historiografia, faço um aprofundamento da pesquisa acadêmica em torno deste tema, buscando elementos que separaram, de 1903 até os dias de hoje, a família CAPPAI em três instantes históricos. Esta separação, originada na malograda imigração (principalmente pelas campanhas e falsas promessas do governo mineiro, documentadas na Itália), levou a geração de meus pais e a minha a não falar o italiano ou sardo e a não conhecer a história e a cultura da Sardenha. Esta desagregação acarretou problemas psicológicos profundos, conscientes e inconscientes, que se arrasta por gerações. E aprofundo na análise destas questões, na vivência que tive com meu pai João Capaz de Oliveira e seus relatos de meu avô Raffaele Cappai, que não naturalizou brasileiro e foi enterrado em Leopoldina - MG. 

O livro levou quase cinco anos para ser escrito, dada a falta de informações, a árdua garimpagem que dependia de fontes brasileiras e italianas e a pequena família que está espalhada nos Estados de MG, RJ e ES, distanciados pelo tempo e pela história. Utilizo este Blog, a partir do término deste livro, para avançar nas pesquisas e, quem sabe, fazer sua reedição.

Boa leitura a todos que atravessaram o mar...
Grazie mille.





2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. boa noite Cappai,vi que sou como você, constantemente com saudade de uma terra que não conhecia, de um idioma que lembrava-me de casa, então no DNA a marca que nunca se apaga, confirmei 19% sardo, busco agora as raízes desse povo.

    ResponderExcluir