sábado, 1 de março de 2014

O local de descanso de meus bisavós sardos...

Descobri esta semana, através da Certidão de Casamento de meu avô sardo Cappai Raffaele, que minha bisavó Gessa Maria Annica faleceu em 1912 com 49 anos e foi enterrada em Providência, Distrito de Leopoldina.

Quando nosso bisavô sardo Cappai Giuseppe casou seu filho Cappai Salvatore em 1913, em Leopoldina, mudou-se viúvo para Nova Venécia (ES) com três de seus seis filhos.

Cappai Salvatore faleceu em 1958 em Nova Venécia (ES), tio-avô de meu pai. Nesta época, já havia o erro no sobrenome da família, ao invés de Cappai, a família assinava o sobrenome Capaz.

Meu bisavô Giuseppe retornou para ver o casamento do meu avô Raffaele em 1917. Este evento ficou registrado nas Certidões do Cartório.

Como meu pai João Capaz de Oliveira nasceu em 1934, ele não chegou a conhecer seus avós italianos, naturais de Villasalto, Sardenha. Conhecia apenas seu pai que veio para o Brasil em 1897, que faleceu como italiano, sem ter naturalizado no país.

Depois disto, a história de parte da família seguiu para o Espírito Santo e nossa pequena família ficou em Leopoldina. Esta história ficou desconhecida por 102 anos. A família "Cappai" continua dividida entre a zona da Mata mineira e o Espírito Santo, sem se conhecer até os dias de hoje. Ainda carregam um sobrenome não italiano, sem conhecer a verdadeira história da família...

Minha missão agora é localizar o túmulo dos meus bisavós, encontrar os parentes para relatar a história que pesquiso e registrar mais este momento. Acredito que a história não deve permanecer apagada em nossas memórias. Uma vez pesquisada e entendida, tornou-se uma obrigação reunir os fragmentos e compartilhar com nossa geração.

Afinal, um casal trouxe seus seis filhos para “fazer a América”. E passado pouco mais de 100 anos, a família se dividiu, mas a memória não pode ser jamais esquecida. Se não fosse o casal Cappai Giuseppe e Gessa Maria Annica, minha família não existiria hoje neste país. Somos frutos de uma decisão, de um momento crucial que levou uma família a enfrentar o mar e começar uma nova vida em terras estranhas. Devo minha vida e a de minha família a eles...

Nenhum comentário:

Postar um comentário