quarta-feira, 2 de novembro de 2016

DIA DE FINADOS 2016 - Descobertas genealógicas

Estudar genealogia requer boas doses de paciência e muitas pesquisas, por anos a fio, assim a sorte pode nos vir à porta. Às vésperas deste Dia de Finados, a sorte chegou-me pelo Facebook, porque fui localizado por uma parenta de Espírito Santo, de nome Michely Lisboa Capaz, filha de José Capaz, neta de Valdemar Capaz e bisneta de Daniel Capaz (Danielle Capaz); que por sua vez, é meu tio avô, irmão de meu nonno Raffaele Cappai (No Brasil, Rafael Capaz). Somou algumas fotos à minha recente descoberta nesta semana de uma foto de Antonio Belizandro dos Reis Meireles, o fazendeiro que contratou meus ancestrais na Itália para a colheita de Café em meados de 1897, possivelmente via Agência recrutadora de mão de obra para Minas Gerais; na antiga paragem de Rio Pardo (Atual Argirita - MG).

Estes são fragmentos da pequena família de sardos que, na imigração rara de 1897, permaneceram no Brasil. A maioria dos 6.144 sardos que veio e não se adaptou; retornou para a ilha da Sardenha alguns anos após a chegada. Meu bisnonno Giuseppe Cappai (No Brasil, José Capaz), então com 45 anos e sua esposa Maria Annica Gessa, 35 anos, trouxeram seis filhos de Villasalto, sul da Sardenha: Antonio (13 anos), Maria (10 anos), Salvatore (8 anos), Filomena (6 anos), Daniele (3 anos) e Raffaele (3 meses). Mas, meu bisnonno não retornou à ilha no mediterrâneo, porque em 1912 perdeu a esposa (15 anos após a chegada ao Brasil). Minha bisavó foi enterrada em Providência, distrito de Leopoldina. A família, apesar de pequena, se dispersou entre MG, RJ e ES.

Com a morte da esposa, Giuseppe (José Capaz) com 60 anos de idade, mudou-se com quatro dos filhos para o Estado do Espírito Santo. Não tenho informações onde faleceu e foi enterrado, talvez "descansa" hoje em Nova Venecia, Castelo ou Linhares, no Espírito Santo. Uma pista e uma intuição seria seu paradeiro junto aos filhos mais velhos (já falecidos), a partir da localização dos descendentes em municípios específicos do Espírito Santo. Busco contatos e pesquisas pela internet. Mas a pesquisa de campo só será possível em 2017, quando termino de acertar a formatura de uma das filhas, para que eu possa investir em viagens à Serra Capixaba.

Mas Michely L. Capaz trouxe esperanças às minhas pesquisas, depois de me fornecer a possível foto de meu bisnonno, seu Tataravô. Presto hoje, Dia de Finados, todas minhas reverências e respeito a este casal (Giuseppe e Maria Annica) que deixaram a ilha em 1897, para "fazer a América". Sem a ousadia e coragem deste casal de sardos, não existiríamos neste instante e nada disto seria possível. Tenho profundo desejo de localizar fotos deles e o túmulo onde estão enterrados. Alterei a lápide do túmulo de meu nonno, acertando o nome de nascença dele (Em aço), Raffaele Cappai, a data correta de nascimento e morte e o local de origem (Villasalto, em sardo "Biddesatu", que significa "cidade do interior"). Farei também estas homenagens ao jovem e intrépido casal, com seis filhos. E, em 2017, terei a publicação do tão almejado Livro "A ILHA QUE ATRAVESSOU O MAR". 

As fotos que Michely  L. Capaz forneceu dos arquivos de família, ainda estão por confirmar. Carecem de consultas aos idosos na sua família, residentes no Espírito Santo. Do lado de cá, no alto da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, aguardo ansioso pelas notícias da Serra Capixaba. Por este contato, que me deixa tão próximo de ter notícias históricas de meus ancestrais, acenderei uma vela e rezarei a San Michele (São Miguel Arcanjo), Patrono de Villasalto, a terra de meus ancestrais e Protetor da longa travessia. Em homenagem ao Dia de Finados, coloco algumas fotos e imagens que fizeram a semana.


Grazie a Dio, sono Sardo.


Antonio Belizandro dos Reis Meireles, fazendeiro que contratou a família para colher café, em 1897. Publicação no Diário Oficial "Minas Gerais", do Navio Equitá, em Santos, avisando a chegada da Família Cappai. Foram enviados para a Hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora e, menos de duas semanas depois, foram de trem para a Fazenda Bela Vista, em Rio Pardo (atual Argirita - MG).

Tio avô Danielle Cappai, no caixão. As pessoas na foto carecem de identificação, cuja pesquisa está sendo feita pela Michely L. Capaz.

Foto do tio avô Danielle (terceiro de terno, assentado), tendo ao lado direito, possivelmente seu pai, José Capaz (Giuseppe Cappai), meu bisnonno. Tenho uma intuição que a foto foi rasgada, como forma de apontar que a esposa (Maria Annica Gessa) já não estava entre eles, pois falecera em 1912 e fora enterrada em Minas Gerais, no Distrito de Providência (Leopoldina - MG). Se assim for, a única foto que tenho do casal de ancestrais sardos, origem de minha família no Brasil, está pela metade. Ao lado deste enigma da família, tenho o falecimento de meu "nonno" Raffaele, em 06/09/1963. Minha avó Izabel, ouvindo os vizinhos de que o câncer de estômago era contagioso, queimou todos pertences no quintal, após o enterro. 


Família de meu "nonno" Raffaele Cappai. Meu pai João Capaz de Oliveira é o caçula, sentado na cadeira pequena. Na descrição de quem conhecia meu avô, era sistemático, trabalhador, habilidoso carpinteiro, honesto, falava pouco e enérgico na disciplina com os filhos.  

Foto de meu nonno Raffaele Cappai (No Brasil, Rafael Capaz), que viveu em Leopoldina - MG. Faleceu como sardo, não naturalizou brasileiro.

Foto fornecida por parente no Espírito Santo, de Salvatore Cappai. Ele se encontrava na Colônia de Imigrantes Italianos, num Evento religioso. É o terceiro adulto, da esquerda para a direita, de bigode.

Minha Tia avó, Maria Cappai, que não tinha uma das vistas, devido a um acidente que teve na colheita de uvas, quando pequena em Villasalto, na Sardenha.

Visita com meu pai no pequeno cemitério de Providência, onde foi enterrada minha bisavó Maria Annica Gessa. Não conseguimos identificar o túmulo, por falta de placas ou controle do cemitério; que está sob acompanhamento da Prefeitura de Leopoldina - MG.

Um comentário:

  1. Boa tarde
    Conheço um pouco da familia Cappai, inclusive ja peguei a certidao de Danielle Cappai na Italia para uma amiga...Mais informçoes email: trevisocidadania1@hotmail.com

    ResponderExcluir