terça-feira, 17 de novembro de 2015

A nova Geração de Descendentes Sardos

Como descendente de imigrantes sardos, carrego comigo uma alma altruísta, bem direcionada pelos ensinamentos de meu pai. Gostamos de ajudar e sabemos dividir e estas características nortearam a escolha das profissões na família. Formei nas áreas de humanas, atuando como Técnico em Agropecuária, Extensionista, Gestor Ambiental, Jornalista e Historiador. Atuar na área de humanas foi o tempero que a vida me reservou, trazendo nas entrelinhas do que aprendi, muitas nuances e vivências de meus antepassados. Gosto do ambiente rural. Meus antepassados sardos viveram e contribuíram com suas vidas para o país, mas nos deixou a dignidade de andar de cabeças erguidas, do sono tranquilo e da luta por boas causas. Esta é talvez a maior das heranças...

É fato que nos realizamos com as conquistas dos filhos. Hoje tenho o prazer de acompanhar minha filha Giovanna Kersul Cappai  desenvolvendo trabalho acadêmico no curso de Direito analisando a eficácia da comunicação rural na orientação jurídica ambiental dos produtores rurais na região do sul de Minas. Também alegro ao ver o projeto de minha filha Gizelle Kersul Cappai no curso de Engenharia Civil, ser aprovado em primeiro lugar no Estado de Minas Gerais pela Sociedade Mineira de Engenharia - SME, destacando-se entre 56 projetos apresentados, cuja proposta transforma rejeitos da mineração de quartzito em casas populares.

As sementes plantadas pelos descendentes são testemunhas visíveis que os sardos são vitoriosos além das fronteiras da ilha (A ILHA REALMENTE ATRAVESSOU O MAR) e, na luta pela sobrevivência, entregam-se visceralmente ao trabalho de causas sociais. Além da rigidez, da melancolia e a constante cobrança interior, características típicas da raça mediterrânea, aprendemos a viver com alteridade. A natureza do bem é gerar frutos do bem...

SARDOS PER SEMPRE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário