quarta-feira, 27 de março de 2013

Amigos para Sempre, os Imigrantes.


Dos italianos que vieram da Ilha da Sardenha (Itália) para Leopoldina, MG, Brasil em 1897, temos as famílias: Agus, Cadeddu, Cappai, Cucco, Duana, Fanni, Fois, Gessa, Lai, Mona, Picci, Porcu, Locci, Vargiolo e Zotti. Não são tantas famílias frente à grande quantidade de italianos do continente.

Uma atenção se volta para a Família Fanni (Família de Giuseppe Fanni), que entrou na Hospedaria dos Imigrantes Horta Barbosa de Juiz de Fora no mesmo dia, mês e ano que o bisavô (bisnonno) Giuseppe Cappai e sua família.

Giuseppe Fanni nasceu por volta de 1858 em Villasalto, Cagliari, Sardegna, Italia. Passou ao Brasil pelo vapor Aquitaine, sendo registrado na Hospedaria Horta Barbosa a 28 de junho de 1897. Saiu da Hospedaria com destino a Argirita, MG. Três de seus filhos nasceram em Villasalto, sendo: Salvatore Fanni nasceu por volta de 1889, Giuseppino Fanni nasceu por volta de 1892 e Pasqualina Fanni nasceu cerca de 1895.

Apesar de atravessar o oceano em navios diferentes, ambas as famílias (Fanni no vapor Aquitaine e a Cappai no vapor Equitá) vieram de Villasalto (Sardenha); deram entrada no mesmo dia na Hospedaria dos Imigrantes em Juiz de Fora e foram destinadas para o mesmo local de trabalho, em Argirita. Certamente estas duas famílias eram conhecidas ou até amigos, uma vez que Villasalto era e continua sendo uma pequena cidade com menos de 1400 habitantes.

Possivelmente na localização do cemitério onde foram enterrados meus bisavós, consiga localizar estes imigrantes da Família Fanni, afinal as duas famílias tinham filhos pequenos e, decerto, uma dava apoio para a outra. Segue a linha de pesquisa, sempre com novidades...



3 comentários:

  1. liv Mattos Solino ( neta de Irene Fani)11 de outubro de 2015 às 04:01

    Boa noite, estou buscando informações sobre meu bisavô. Guissepe Fani, minha avó tem 85 anos e não se lembra de muita coisa.Obrigada Liv livmattos@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liv, me chamo Victor. Talvez Guissepe seja seu Tataravo, assim como meu, pois Irene nao é nome de uma de suas filhas. Como chama o pai e mãe da sua avó?

      Excluir
  2. Que bacana! Meu bisavô viveu em Argirita também.

    ResponderExcluir