Este documento histórico é o que relata a entrada da familia de meu bisavô Giuseppe Cappai no Brasil em 1897, juntamente com sua familia, Junto com ele, veio meu avô com 5 anos de idade, Raffaele Cappai. O sobrenome dele no país, por um erro de grafia, ficou Rafael Capaz. O Registro da Hospedaria dos Imigrantes mostra que vieram no Navio a vapor EQUITÁ, pelo Porto de Santos, cujo destino era a Fazenda de Café de Antônio Belizandro dos Reis Meirelles, em Argirita, perto de Leopoldina. Onde chegou a 04/07/1897.
O sobrenome CAPPAI é de origem sardo, que significa "fazedor de capas". Pertenceu a um feudo, a Dinastia Cappai de Baux, no Reino de Arbórea que fez história no sul da ilha da Sardenha no ano de 1320. A origem mais remota do sobrenome CAPPAI, é anterior ao ano de 1200, sendo originado do catalão-aragonês (Espanhol) que lutou em favor do Reino de Arbórea e recebeu feudos e propriedades. A grafia antes de 1200 era CAPAY.
Para se fazer uma pesquisa histórica é preciso determinação, longas horas de leituras e consultas, interpretação de dados e paciência na busca dos registros históricos. E posso dizer com confiança, não há prazer maior na pesquisa, do que colocar as mãos no documento conquistado. Saber que há vidas e história nos papéis amarelos, nos livros esquecidos de cartórios, fóruns, comarcas, igrejas, cemitérios e em lugares que nem imaginava, é realmente apaixonante, ainda mais quando se trata do resgate da história de nossos ancestrais. Valeu a pena, até chegar neste arquivo que aqui apresento...
Nenhum comentário:
Postar um comentário