Em comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano, tomei um vinho tinto com queijo curado. Tenho muito a agradecer, também comemorar. Mais do que italiano, sinto na veia a origem sarda. IO SONO SARDO. Descobri as raízes de minha família, como meu presente de 50 anos. A história quis assim, que a descoberta maturasse como a uva até chegar ao vinho. Então, na convicção dos dias e na descoberta de um novo tempo, comemoro meu renascimento como um novo ser, um homem sardo.
Como quem renasce para uma nova realidade, pesquiso os costumes, a história e o modo de viver de meu distante povo. Meus olhos estão animados pelo azul turquesa do mar, das montanhas de Gerrei e acerca do povo sardo e suas histórias. Navego pelas fotos antigas e as paisagens novas, como quem degusta o bom vinho. Pergunto às paginas da internet, ávido de respostas e semelhanças, como uma criança que quer saber de tudo ao mesmo tempo. Tenho gosto de aprender. Tenho meu tempo para aprender. E tenho muito a comemorar as aventuras das tantas descobertas. Ora, sou um arqueológo, colecionando fotos e histórias da civilização nurágica. Ora, sou um capricultor, pesquisando a vida de pastores. Ora, sou um antropólogo, vasculhando costumes antigos. Ora, sou descendente da rara imigração de sardos. Ora, sou sardo, escutando o hino sardo e vertendo lágrimas de emoção nas estradas. E neste renascimento, absorvido numa alegria sem fim, percebo que renasci para um novo tempo, porque agora eu tenho realmente uma história e uma identidade. Na procura de meus ancestrais por um novo tempo, descobri agora que sou autor deste novo tempo, até retornar ao berço de minha história.
Agradeço a Deus e a São Miguel Arcanjo pela coragem de meus ancestrais sardos.
Agradeço a decisão da travessia do Atlântico no Vapor Equitá em 1897, motivo de minha existência e de toda a família no Brasil.
Agradeço pelo afloramento de minha história, numa fase de bom discernimento e deleite.
VIVA O "DIA DO IMIGRANTE ITALIANO"!
VIVA AOS SARDOS E TODAS SUAS HISTÓRIAS!
Um brinde a todos que fizeram e fazem a história deste país melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário