segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

TESTE DE DNA - Curiosidades e Ancestralidade


Agora você fez a ÁRVORE GENEALÓGICA, levantou documentos na terra de origem dos ancestrais e quer aprofundar nos estudos da genética familiar. Quer saber se tem ou qual o percentual de sangue europeu corre em suas veias e, mais ainda, de que região exatamente origina seus ancestrais ou se é judeu ou não. Tudo isto é possível saber através do teste de DNA mitocôndrial, que determina com precisão sua ascendência pelos HAPLOGRUPOS presentes. Existem empresas no Brasil e no exterior que faz exames, a custos que variam de 100 a 400 dólares.

O Haplogrupo I (ADN-Y) - Cromossoma Y, está presente em 1/5 da população européia. É praticamente ausente fora da Europa. Na Ilha da Sardenha, ocorre o subclado I-M26 do haplogrupo I, específico da ilha. O segundo haplogrupo de cromossoma Y entre a população sarda é R1b; seguido do haplogrupo G (Y-ADN). O haplogrupo se dá pela linha paterna, que leva consigo a herança genética. Daí, durante muitos anos, os países que possuem legislação específica ao reconhecimento de cidadania, entre eles a Itália, ter aceito somente pela linha paterna. Recentemente, passou a aceitar pela linha materna.

O haplogrupo I é específico da Sardenha, um dos povos mais antigos da terra (DNA de Ötzi, o homem do gelo), Shardana - o povo do mar e, quem sabe, dos descendentes de "Atlântida" de Platão, cuja existência na Sardenha consta na teoria do arqueólogo Paolo Valente Poddighe e outros posteriores. Faremos o teste para constar no livro "A ILHA QUE ATRAVESSOU O MAR". É um bom aperitivo e incentivo aos "oriundi" na descoberta de suas ricas raízes históricas...

Por curiosidade, o Haplogrupo A é aquele corresponde às três Américas, corresponde ao sangue e ascendência dos ameríndios.

Um vídeo interessante, feito pelo pesquisador Gabriel Torres fala sobre a Genealogia pelo DNA e tira dúvidas a respeito. É só copiar o LINK e acessar pelo seu navegador no youtube. Veja:

Um site interessante de uma empresa que faz exames de DNA, atesta se você tem ascendência Judia ou não. Os estudos que fiz apontam a origem bíblica distante do sobrenome CAPPAI, como de procedência hebraica, sendo a grafia GABBAI, uma das 12 tribos de Benjamin que caminhou pelo deserto em busca da terra prometida. Uma forma de confirmar se a ascendência de nossa família sarda tem raízes judias, é fazer o exame de DNA mitocôndrial que está neste site. Vejam:

Um site igualmente interessante aponta regiões onde ocorrem os haplogrupos na Europa, específicos à família. Com ele é possível localizar os primos de 2º e 3º graus na Europa, no banco de dados destas empresas especializadas. Isto é possível, com o laudo do exame de DNA nas mãos. Conheça este site, através do Link:

Um fraterno abraccio a tutti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário