segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Encontro da Família Marra - Lambari 2014

Este é o Encontro da Família Marra, em Lambari, Minas Gerais, Brasil.
O sobrenome Marra é italiano também. É o sobrenome de minha sogra, mãe de Rosemara. Este é um Encontro Anual, em que se renova e fortifica os laços familiares. E para não esquecer a idiossincrasia italiana, foram muitas as poesias, as músicas, as histórias e as emoções; bem ao estilo de "una famiglia ítalo-brasiliana".

O Brasil é uma Itália além mar. O Brasil é a maior nação italiana, fora da Itália. É considerada a maior imigração registrada na história da humanidade, depois da diáspora dos hebreus no antigo Egito. O período de maior imigração da Itália para o Brasil se deu entre 1880 e 1930. Estima-se a vinda de 28 milhões de italianos neste período (aproximadamente a metade da população da Itália).

Comparado a esta grande massa de imigrantes italianos, a imigração da Sardenha é rara, chegando a 26 mil nas Américas, com destaque para a Argentina. No Brasil, a imigração sarda foi de apenas quatro mil sardos, dentre os quais está a família de meu bisavô Giuseppe e meu avô Raffaele.

E para não fugir à regra, sou mais um descendente de "italiano" que casou com uma descendente de italianos. Isto é comum no país, principalmente em Minas Gerais, Espírito Santo e parte do sul do país, onde se concentrou os imigrantes italianos.

Bravo! família Marra, por manter a tradição italiana de reunir sua prole. As nossas raízes ancestrais não podem ser esquecidas no tempo ou guardadas em gavetas. Viver é conviver, comungar as experiências familiares. Belíssimo evento.

ENCONTRO DA FAMÍLIA MARRA, Lambari, MG, Brasil 2014

FOTO DA FAMÍLIA - Unindo gerações Cappai e Kersul Marra.

ULTIMO ENCONTRO EM POUSO ALTO, MG, Brasil 2013.

2 comentários:

  1. minha trisavó se chamava MARIA JOSÉ MARRA, casado com ANTONIO FRANCISCO DE NAIS, tiveram meu bisavô AUGUSTO FRANCISCO DA SILVA, que se casou com MARIA ANTONIA ALVES. esses dois, por sua vez, tiveram minha avó materna BRANDINA FRANCISCA ALVES.

    eu precisava saber mais sobre os ascendentes da minha TRISAVÓ MARIA JOSÉ MARRA, se são italianos, ou até mesmo minha trisavó.

    minha avó é natural de TIROS E CANASTRÃO- MG. atualmente viva mora em uberlândia MG. eu moro em anápolis - go. será que alguém poderia me ajduar? se alguém conhecer esses nomes que citei me procure, por favor no número 62 99182-9300 WAHTS.

    ResponderExcluir
  2. Minha avó, Hermelinda Batista Marra, a vó Lica, era natural de Uberaba, MG ou algum lugarejo próximo. Nasceu no final do século 19 e mudou-se para o interior de São Paulo (região de Itápolis/ Rio Claro). apreciaria encontrar alguma raíz comum. Claudirceu Batista Marra, cbmarra@hotmail.com, Osasco, SP. 10abr2023.

    ResponderExcluir